Últimas Notícias

CBSk e ONG Social Skate mapeiam projetos sociais com skate no Brasil


Em um trabalho inédito, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e a ONG Social Skate mapearam em julho e agosto projetos nacionais que trabalham o skate como ferramenta de inclusão social. Ao todo, o primeiro censo brasileiro sobre o tema reuniu dados de 36 projetos – 23 deles concentrados no Sudeste, 8 no Nordeste, 3 no Sul e 2 no Centro-Oeste. Cerca de 2.755 crianças e jovens estão sendo assistidos por essas iniciativas.

“A gente está conseguindo entender as dificuldades, as necessidades, onde estão, como estão e o que cada uma dessas ações precisa. Já conseguimos realizar a doação de máscaras e álcool gel para esses projetos. Para os próximos meses estamos elaborando uma cartilha com muitas dicas úteis e orientações. Nosso intuito é poder dividir o conhecimento da Social Skate para que todas essas ações alcancem seus objetivos e continuem usando o skate como ferramenta de inclusão, transformação e educação”, destaca Sandro Testinha, da ONG Social Skate.

As principais demandas apresentadas pelos projetos são a falta de recursos financeiros e de apoio com materiais para as atividades esportivas; falta de locais apropriados e de pistas de skate adequadas; e deterioração de espaços públicos destinados ao fomento da prática esportiva. Além disso, das 36 iniciativas pesquisadas, 24 atuam de forma independente, não estando regularizadas juridicamente e, por isso, não podem ter acesso a recursos provenientes de leis de incentivo. A falta de recursos também é apontada como impeditivo para a regularização.

Para os próximos meses, a CBSk e a ONG Social Skate pretendem elaborar um material que indicará o passo a passo para a constituição e estruturação dessas iniciativas (Plano de trabalho, Objetivos, Estruturação, Projetos, Captação, Leis etc), além da realização de reuniões didáticas com os líderes dos projetos.

Em uma primeira inciativa desenvolvida em parceria pela CBSk e a ONG Social Skate, por conta da pandemia da COVID-19 e pensando em um retorno seguro, um total de 28 mil máscaras e cerca de 50 litros de álcool em gel já foram distribuídos entre os projetos cadastrados, além de entidades filiadas à CBSk, skatistas e colaboradores da entidade.

CBSk e ONG Social Skate permanecerão atentas e cadastrando novos projetos que possam surgir ou que venham a manter contato. Sempre com o objetivo de não somente auxilia-los, como também de dar visibilidade às iniciativas através dos canais de comunicação da Confederação e seus agentes, e assim atrair atenção e recursos.

0 تعليقات

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar