Resort que recebeu Olimpíadas de Inverno em 1960 muda de nome por carregar significado misógino - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Resort que recebeu Olimpíadas de Inverno em 1960 muda de nome por carregar significado misógino

Compartilhe

O Squaw Valley Ski Resort da Califórnia, local anfitrião dos Jogos Olímpicos de Inverno em 1960, mudará de nome, segundo anúncio feito por autoridades locais na última terça-feira (25). Isso porque a palavra "squaw" tem um significado considerado depreciativo contra mulheres indígenas estadunidenses. 

A mudança do nome foi decidida após uma consulta a grupos locais de nativos americanos, além de pesquisas sobre a história e a etimologia da palavra, de acordo com o CEO do resort, Ron Cohen. Um novo nome deverá ser anunciado no ano que vem. 

Tal palavra pode ter apenas o significado de "mulher". Porém, ao longo dos anos e com a transformação de diferentes comunidades nos Estados Unidos, a palavra virou um termo considerado por esses grupos nativos, como algo misógino e racista, que ofende e desacredita das capacidades das mulheres indígenas. 

“Apesar de amarmos nossa história local e as memórias que todos associamos a este lugar, como foi nomeado por tanto tempo, somos confrontados com a evidência esmagadora de que o termo 'squaw' é considerado ofensivo”, disparou Cohen. 

Acredita-se que, quando colonizadores chegaram na área de Sierra Nevada, que recebe o resort, eles viram pela primeira vez só mulheres indígenas trabalhando. E desde então o local recebe o nome considerado hoje como algo depreciativo.

Tribos regionais já haviam formalizado pedidos para que o nome do resort fosse alterado, mas ano após ano falharam na tentativa. 

Mas este não é o primeiro esforço para remover termos considerados racistas dos nomes de times e locais dos Estados Unidos. O Washington Football Team, da NFL, abandonou em julho deste ano a nomenclatura "redskins", que também remete aos nativos americanos. 

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 1960 contaram com a participação de 665 atletas, sendo 521 homens e 144 mulheres, disputando 27 modalidades em oito esportes. A antiga União Soviética foi a líder do quadro geral de medalhas, seguida pela Equipe Unida da Alemanha e os Estados Unidos.

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário