Últimas Notícias

Em busca de capacitação, sete integrantes da Comissão de Atletas do COB participam de curso de administração esportiva


Conscientes de que uma formação de qualidade é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional, os atletas brasileiros têm procurado cada vez mais os cursos do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) em busca de capacitação. Após mais de 750 deles se inscreverem no curso de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE), o bom exemplo vem agora da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB): 7 dos 19 integrantes estão matriculados no Fundamentos da Administração Esportiva (FAE), que teve início no último mês de junho.

“O curso ainda está no começo, mas tem superado as expectativas. Nós já temos uma vivência no esporte, mas podemos nos aprofundar em alguns temas, sobretudo administrativos. Espero adquirir um olhar um pouco mais técnico, não somente o de atleta”, diz o atirador Emerson Duarte, medalhista de prata nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015 e membro da CACOB.

Além de Emerson, o colegiado está representado no curso pelos seguintes atletas: Arthur Zanetti (ginástica artística), Brunno Mendonça (hóquei sobre grama), Duda Amorim (handebol), Fabiano Peçanha (atletismo), Isabel Swan (vela) e Iziane Marques (basquete). A grande adesão comprova o engajamento dos membros da CACOB em sua missão de representar os atletas olímpicos brasileiros.

“Cada vez mais vejo o entendimento da necessidade e o interesse em capacitação dos atletas que ocupam ou almejam ocupar posições na gestão do esporte. É política do COB dar prioridade para atletas e ex-atletas olímpicos e pan-americanos às vagas dos cursos do IOB, nas mais diversas áreas”, explica a gerente do IOB, Soraya Carvalho.

No caso de Emerson, apesar do atirador seguir em atividade e em busca da classificação para os Jogos de Tóquio, ele sabe que, aos 48 anos, o momento é também de experimentar e descobrir outras áreas do esporte.

“Já estou visualizando o término de minha carreira de atleta e pensando como ajudar o esporte de outra forma. E, na função de defender os interesses do atleta, temos que saber para quem pedir as coisas e como vamos cobrar, e não achar que as coisas não estão saindo por má vontade”, afirma o atirador, especialista na prova de pistola tiro rápido.

Criado em 2010 e realizado em formato de ensino a distância, o curso Fundamentos da Administração Esportiva permite que o aluno aprenda mais sobre o Movimento Olímpico, adquira noções básicas sobre gestão esportiva, desenvolvimento e preparação esportiva, e saiba como funciona a organização de uma Missão do Time Brasil para os Jogos Olímpicos.

0 تعليقات

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar