Últimas Notícias

World Athletics expulsará Rússia se o país não pagar multa até dia 15 de agosto


A crise do atletismo russo chega a momentos decisivos. Nesta quinta-feira, a World Athletics - organização que rege a modalidade globalmente - estabeleceu o dia 15 de agosto como data-limite para a Rússia pagar uma multa de cerca de cinco milhões de dólares. Caso contrário, a Federação Russa de Atletismo (RusAF) será expulsa da entidade.

A decisão foi tomada após reunião por videoconferência do Conselho da World Athletics pela manhã. Os membros do Conselho ouviram o relatório da força-tarefa voltada especificamente para estudar o caso russo. O líder desse grupo, Rune Andersen, expressou sua decepção pelo fato de ter visto "muito pouco em termos de mudança na cultura do atletismo russo" nos últimos cinco anos.

Segundo Andersen, a força-tarefa gastou "uma quantidade enorme de tempo e esforço tentando ajudar a RusAF a se reformar e ao atletismo russo, para o benefício de todos os atletas russos limpos". Porém, a resposta da RusAF teria sido inadequada.


O relatório da força-tarefa prevê também que os atletas russos considerados "limpos" só poderão competir em torneios como "Atletas Neutros Autorizados" caso o país pague a multa e acate as mudanças exigidas pela World Atheltics. A princípio, em reunião no mês de março, a entidade havia estabelecido o número de dez esportistas russos que poderiam competir sob bandeira neutra nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas essa decisão deve ser revista, no máximo, até o mês de dezembro.

A multa foi imposta à Rússia depois que o então presidente da RusAF, Yevgeny Yurchenko, admitiu em março as falhas da gestão anterior. Sete oficiais da entidade - incluindo o antigo presidente Dmitry Shlyakhtin - foram acusados ​​pela Unidade de Integridade de Atletismo (AIU) de obstruir uma investigação antidoping relacionada ao campeão mundial do salto em altura Danil Lysenko, forjando documentos para explicar testes perdidos. Desde então, o país esteve suspenso da World Athletics, com os atletas estando impedidos de competir sob bandeira russa em torneios oficiais.

Os cinco milhões de dólares deveriam ter sido pagos até o dia 1º de julho deste ano. Porém, mediante o não pagamento, a World Athletics prosseguiu com a suspensão russa. Em meio à crise, Yurchenko deixou o cargo no início de julho

Algumas semanas antes, o diretor-geral da entidade, Yury Ganus, já havia indicado que a possibilidade de expulsão da Rússia da World Athletics era alta. Com isso, alguns esportistas se manifestaram em protesto à gestão da RusAF - como a campeã mundial do salto em altura, Mariya Lasistkene - enquanto outros chegaram a cogitar trocar de nacionalidade para poder participar das competições.


Foto: Thomas Lohnes / AFP

0 تعليقات

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar