Últimas Notícias

"Temos que alcançar o top-10 até os Jogos Olímpicos de 2028", diz ministro dos Esportes da Índia


Mesmo vivendo um momento conturbado no cenário esportivo após o Supremo Tribunal retirar o reconhecimento de 54 federações esportivas nacionais, o ministro dos Esportes da Índia, Kiren Rijiju afirmou que o país deverá ficar no top-10 do quadro geral de medalhas nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. 

"Não tenho dúvidas de que em 2028 seremos uma das 10 principais nações nas Olimpíadas e em 2024 teremos um desempenho melhor que nos últimos anos", disse Rijiju em uma live no Instagram. 

"O top 10 é algo que temos que alcançar até as Olimpíadas de 2028. A Índia precisa ter sucesso nas Olimpíadas e é por isso que criamos uma cultura esportiva, lançando o movimento Fit Índia, ao lado de diferentes tipos de sistemas de apoio e motivação em nível de base".

Além disso, o ministro afirmou recentemente que o boxe deverá ser uma modalidade importante na busca pelo top-10 no quadro de medalhas. 

Quem ficou com o 10° lugar nas últimas Olimpíadas?

A entrada no grupo dos 10 países que mais ganharam medalhas de ouro em uma edição de Olimpíada pode ser alcançada com sete ou oito títulos olímpicos, podendo ser decidida ainda na quantidade de medalhas de prata. 

É o que mostra o quadro de medalhas das últimas três edições dos Jogos. Em Pequim 2008, a França ficou na 10ª posição, com sete ouros, empatado com Ucrânia e Holanda. Os franceses obtiveram 16 pratas, contra cinco dos dois adversários, desempatando a disputa. 

Em Londres 2012, a Austrália ficou em 10° lugar, empatada com sete ouros contra Japão e Cazaquistão, decidindo a vaga no top-10 na quantidade de pratas (16/14/1 respectivamente).

Já na Olimpíada do Rio 2016, os australianos conquistaram oito ouros, empatando com Holanda e Hungria, que foram superados em medalhas de prata (11/7/3). O Brasil, anfitrião dos Jogos, teve sua melhor posição em toda sua história olímpica, ao conseguir 7 ouros, ficando em 13°.

No entanto, esse desempenho médio para ficar em 10° lugar na "pior das hipóteses" é quase que o equivalente ao número de medalhas de ouro que a Índia ganhou em todas as suas participações olímpicas. Foram nove títulos, sendo que oito deles fizeram parte da supremacia no hóquei de grama masculino entre os anos 20 e 80 do século passado. 

A única medalha de ouro que não faz parte dessa hegemonia foi conquistada na prova masculina do tiro com carabina de ar comprimido, vencida por Abhinav Bindra, em Pequim 2008. Desde então o país não fatura um título olímpico. A Índia tem ainda sete pratas e 12 bronzes em sua história. 


Foto: PTI

0 تعليقات

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar