Últimas Notícias

Petição quer boicote de dez nações aos Jogos Mundiais após exclusão do time Iroquese de lacrosse


Uma petição foi lançada nesta semana solicitando que Austrália, Canadá, Alemanha, Grã-Bretanha, Irlanda, Japão, Estados Unidos, República Tcheca, Israel e Nova Zelândia boicotem os Jogos Mundiais de 2022, que serão realizados em Birmingham, no estado do Alabama, EUA. Criado pelo jogador Aidan Fearn, o pedido tem como intuito pressionar a organização do evento, que proibiu a participação do time de lacrosse dos Iroqueses, um grupo nativo estadunidense. 

A equipe que é reconhecida pela World Lacrosse, entidade que comanda a modalidade, conquistou a vaga para o evento, mas foi excluída pelo Comitê Organizador por não representar uma nação independente. 

Apesar de não serem organizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) os Jogos Mundiais seguem regulamentos da entidade. Portanto, de acordo com o artigo 30 da Carta Olímpica, "a expressão país significa um Estado independente reconhecido pela comunidade internacional". Diante dessa especificação a seleção dos Iroqueses foi retirada do torneio.

A petição já foi assinada por mais de 23 mil pessoas e conta com o apoio da World Lacrosse e da US Lacrosse. Os Iroqueses têm tradição neste esporte, sendo um dos povos que ajudou a desenvolvê-lo. 

"O World Lacrosse respeita totalmente as contribuições e o status dos nacionais iroqueses no lacrosse internacional", disse a entidade em nota. 

"É por isso que a nação dos Iroqueses, que deu ao mundo o jogo do criador, é reconhecida como membro pleno do Lacrosse Mundial, e porque eles estão elegíveis para competir em todos os eventos do Campeonato Mundial conduzidos pela nossa entidade", finalizou. 

"O US Lacrosse é solidário com a equipe dos Iroqueses e estendemos nossa mão para oferecer assistência para que os órgãos internacionais do esporte criem caminhos que permitam sua inclusão, e incentivamos a comunidade global de lacrosse a se reunir em apoio aos nossos aliados", declarou a federação estadunidense em nota. 

Mas quem são os Iroqueses?

Primeiramente considerados nômades, os Iroqueses chegaram a ocupar até o século XVII a região dos Grandes Lagos, onde hoje é o território do estado de Nova York. Atualmente o grupo indígena é composto por povos seneca, cayuga, ondondaga, oneida, mohawk e tuscarora. 

O que é lacrosse?

O lacrosse é um jogo disputado entre equipes com dez atletas, em que todos jogam com um bastão com rede na ponta e uma bola, que deverá ser passada entre os jogadores até que o objetivo, que é marcar o gol, seja atingido. 

Foto: Reprodução

0 تعليقات

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar