Últimas Notícias

Em Portugal, judocas brasileiros querem voltar à rotina e matar a saudade do tatame


A última vez que a seleção brasileira de judô se encontrou no saguão de um aeroporto para uma viagem internacional foi no dia 09 de março. Naquele dia, porém, a FIJ reconhecia os riscos da pandemia de COVID-19 e anunciava a suspensão de todos as competições do Circuito Mundial, incluindo o Grand Slam de Ecaterimburgo, na Rússia, destino final daquela viagem que nunca chegou a acontecer. 

Na sexta, 17, após quatro meses de confinamento e treinos com restrições, os judocas brasileiros se reencontraram, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), para embarcar, finalmente, com a Missão Europa, do COB, para treinar em Portugal, com malas abarrotadas de judogi e uma saudade: treinar judô. 

“É o que eu estou morrendo de vontade de fazer e é essa a minha maior saudade. Botar o quimono e poder treinar judô, algo que eu não faço há, pelo menos, cinco meses”, contou o peso-Ligeiro da seleção, Eric Takabatake (60kg), que mora em São Paulo, uma das cidades mais afetadas pela pandemia no Brasil. “Nunca fiquei tanto tempo assim sem poder treinar judô, sem fazer a parte física numa academia. Essa retomada é muito importante, apesar de não ter nenhuma competição. Eu já estava quase louco de ficar em casa. Então, voltar à rotina vai ser muito importante para a gente.” 

Para meio-leve da equipe feminina, Larissa Pimenta (52kg), a oportunidade de voltar a conviver com os colegas de seleção é uma motivação a mais para encarar o retorno aos treinos. 

“Estamos há muito tempo parados. Acredito que a primeira saudade a matar vai ser a de estar com a galera, com a equipe. Sentimos muita falta disso. E o mais importante vai ser matar a saudade do tatame depois de quatro meses sem treinar judô”, reconhece a campeã dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 e atual número 8 do mundo em sua categoria. 

O reencontro com o tatame já tem data prevista. Após passarem por todos os protocolos sanitários na chegada à Lisboa, incluindo novos testes e isolamento, os atletas treinarão judô na manhã de segunda-feira, 20, no Complexo Esportivo de Rio Maior, base do Time Brasil em Portugal. 

Na terça, 21, os judocas viajarão para Coimbra, onde ficarão concentrados em treinamento de campo com a seleção portuguesa de judô até o dia 29 de agosto, data do retorno do Judô ao Brasil.

A estratégia de levar atletas para a Europa, onde a pandemia está mais controlada, foi desenvolvida e financiada pelo Comitê Olímpico do Brasil. A CBJ foi uma das 18 Confederações olímpicas brasileiras a aderirem ao programa, levando, tanto a seleção masculina, quanto a feminina para os treinos em Portugal. 

Foto: COB/Monica Faria







0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar