Últimas Notícias

CPB lança quinta aula do Movimente-se e reforça importância de atividades físicas na pandemia

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou na segunda-feira (29) a quinta aula do projeto Movimente-se, que oferece aulas gratuitas de atividades físicas voltadas exclusivamente a pessoas com deficiência. 

Os exercícios, que podem ser acompanhados pelo site do Movimento Paralímpico, têm contribuído para este público obter ganhos significativos durante o período da pandemia. 

A atividade física, para pessoas com deficiência, já é utilizada no tratamento de muitas dores crônicas de lesões neurológicas, paralisia cerebral e lesão medular. Mas o esporte também pode oferecer avanços no aspecto social, como sociabilidade com outros grupos, e ganhos em fatores emocionais, como a autoconfiança e a autoestima, tornando os deficientes mais independentes no dia a dia. 

Atua ainda na evolução das limitações das próprias deficiências em relação a movimento, equilíbrio, força, além de contribuir com o aumento da mobilidade e da redução da fadiga na locomoção e do risco de queda, por exemplo. Ajuda até na prevenção de deficiências secundárias.

"Cerca de 60% da população deficiente é sedentária, índice muito maior do que a média da população brasileira e mundial, que fica entre 45% e 50%. Isso acontece porque, em boa parte, as próprias pessoas com deficiência sentem-se incapazes de realizar os exercícios físicos e são mais resistentes à prática esportiva. Por isso, projetos como o Movimente-se têm uma importância que vai além da melhora na qualidade de vida desta população", alerta o médico-chefe do CPB, Hésojy Gley. 

O programa tem como objetivo democratizar a prática de exercício físico para cadeirantes, paralisados cerebrais, amputados e deficientes visuais que nunca praticaram atividade física ou que não possuem orientação profissional.

Todo o conteúdo do Movimente-se é ministrado pelos técnicos do CPB e atletas paralímpicos, que demonstrarão como realizar exatamente os movimentos dos exercícios. Cada aula consiste em aquecimento, exercício principal e volta à calma (relaxamento).

Na quinta aula, os atletas que demonstram os movimentos são a sul-matogrossense Gabriela Mendonça (classe T12), o carioca Washington Assis (T47), o paulista Christian Gabriel (T37), todos do atletismo, e o gaúcho Roberto Alcalde (S6), da natação.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar