Últimas Notícias

CONCACAF divulga calendário masculino com novo formato das eliminatórias para Copa do Mundo

Weston McKennie (USA) e Andrés Guardado (MEX) disputam a bola pela final da Copa Ouro 2019

A CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe) divulgou nesta segunda-feira (27) o calendário atualizado do futebol masculino da região. Entre as novidades, o novo formato de classificação para a Copa do Mundo Catar 2022, com México, EUA, Costa Rica, Jamaica e Honduras entrando apenas na fase final. As eliminatórias da região estão previstas para iniciar ainda este ano.

O nova maneira de se classificar para a Copa do Mundo coloca todas os países afiliados a terem chances de conquistarem as 3,5 vagas disponibilizadas (a CONCACAF pode ter uma quarta vaga). Serão três fases disputadas, com a primeira contendo 30 seleções, ranqueadas de 6 a 35 pelo último ranking da FIFA, disponibilizado em 16 de julho de 2020.


As 30 equipes serão sorteadas em seis grupos de cinco, do grupo A ao grupo F. Canadá, Curaçao, El Salvador, Haiti, Panamá e Trinidad e Tobago serão cabeça-de-chave.

Cada equipe jogará quatro jogos, divididos igualmente em partidas em casa e fora de casa (2 jogos), que serão disputadas nas datas FIFA em outubro e novembro de 2020. O vencedor de cada grupo da primeira rodada passará para a segunda fase da classificação. 

Na segunda rodada, os seis times (vencedores de cada grupo da fase anterior) se enfrentarão em confrontos já determinados.

  • Vencedor do Grupo A vs Vencedor do Grupo F
  • Vencedor do Grupo B vs Vencedor do Grupo E
  • Vencedor do Grupo C vs Vencedor do Grupo D

Os jogos de ida e volta desta fase estão previstos para acontecer em março de 2021. Os três países vencedores avançam para a rodada final.

A rodada final terá oito equipes. Os três vencedores das fases anteriores e os cinco melhores ranqueados da FIFA (1-5), que já tinham pontos suficientes para entrarem apenas na rodada final, antes mesmo do novo formato ser divulgado. As oito equipes jogarão 14 vezes, enfrentando duelos de ida e volta.

Equipes da rodada final: 1. México 2. EUA 3. Costa Rica 4. Jamaica 5. Honduras 6. Vencedor da segunda rodada 7. Vencedor da segunda rodada 8. Vencedor da segunda rodada.

 A última fase das eliminatórias da CONCACAF está prevista para iniciar em junho de 2021 e ser finalizada apenas em março de 2022, quando saberemos os três classificados diretamente para a Copa do Mundo Catar 2022. O quarto colocado disputa um playoff intercontinental para tentar vaga em junho de 2022.

“Todas as equipes agora têm a chance de competir pelo acesso direto ao Catar em 2022 e sonham em jogar uma Copa do Mundo, enquanto também respeitamos as posições daqueles países que já haviam se qualificado matematicamente para a Rodada Final no sistema anterior", disse Victor Montagliani, presidente da CONCACAF.

O sorteio das primeiras rodadas das eliminatórias será realizado em agosto. Os detalhes devem sair em breve.

Foto: Divulgação/USSOCCER

0 تعليقات

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar