Últimas Notícias

Brasileiros aprovam primeiro Camp Internacional Online de Parataekwondo das Américas


O primeiro Treinamento Internacional Online de Parataekwondo reuniu atletas, treinadores e profissionais de saúde que atuam com destaque na modalidade, em 17 países do continente americano. Entre os taekwondistas consagrados estavam os campeões mundiais, Debora Menezes, do Brasil, e Diego Garcia, do México. O evento foi realizado entre os dias 14 e 19 de julho.

- Foi uma semana de muito aprendizado. Tivemos muito interação e diversas palestras que agregaram conhecimento. Conseguimos unir ainda mais o parataekwondo da América e acredito que vamos continuar crescendo juntos - analisou Debora Menezes, campeã mundial, vice-campeã parapan-americana e classificada para os Jogos de Tóquio.

O Brasil também contou com a participação de nomes importantes, como Nathan Torquato e Silvana Fernandes, classificados para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, e novos talentos, como Eduardo Henrique, de Minas Gerais.

“Foi fantástico ter atletas e treinadores juntos, aprendendo e dividindo seus conhecimentos. Uma experiência única de aprender diferente técnicas e estilos de luta. Gostei também das palestras que me levaram a aprender desde as novas regras do parataekwondo ao quanto a minha alimentação pode influenciar meus resultados.”

Foram cinco dias de treinamentos diários, realizados em dois períodos, com grande intercâmbio de conhecimentos e técnicas. A cada etapa um grupo distinto de profissionais guiavam as atividades. As palestras foram traduzidas simultaneamente em português, inglês e espanhol.

- Contamos com mais de 130 participantes e para os novos atletas foi uma experiência única de treinar junto com seus ídolos, fazendo os mesmos exercícios. O troca de conhecimentos entre atletas já experientes aconteceu de forma natural e interessante. Ressalto que foi uma ação inédita do Taekwondo mundial, realizada com sucesso, que vai gerar grande evolução aos envolvidos – analisou Rodrigo Ferla, treinador e coordenador da seleção brasileira.

A dupla de treinadores do brasileiro, Rodrigo Ferla e Alan Nascimento, comandou a atividade técnica de quinta-feira, dia 17.

Já a fisioterapeuta da equipe brasileira, Elisa Pilasrki, encerrou a programação multidisciplinar, falando sobre os cuidados e precauções com o corpo no período de retorno as atividades. 

- Foi um período de troca de conhecimentos muito importante e com certeza vai ser fundamental para o crescimento e continuação do desenvolvimento do parataekwondo brasileiro e das Américas – finalizou Elisa Pilarski. 

Países participantes: Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Estados Unidos, Honduras, Israel, México, Peru, Puerto Rico, Uruguai, Venezuela e Jamaica.

- A ação foi muito interessante para nós treinadores. Nosso objetivo era trabalhar também a parte psicológica e social dos atletas e todos tiveram a oportunidade de entender mais sobre nutrição, preparação física e sobre o possível retorno as atividades – comentou Alan Nascimento.

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar