Afeganistão assina acordo para financiar quatro modalidades olímpicas até os Jogos de Tóquio - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Afeganistão assina acordo para financiar quatro modalidades olímpicas até os Jogos de Tóquio

Compartilhe

Mesmo sem conquistar medalhas na Olimpíada Rio 2016, o Afeganistão assinou um acordo com suas federações esportivas nacionais de taekwondo, levantamento de peso, atletismo e boxe, para garantir o financiamento dessas modalidades para os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para 2021. 

O compromisso foi firmado pela Dra. Hafizullah Wali Rahimi, presidente do Comitê Olímpico do Afeganistão, bem como os chefes de cada federação nacional participante. 

O Afeganistão conquistou apenas duas medalhas em toda a sua história olímpica: dois bronzes alcançados pelo lutador de taekwondo Rohullah Nikpai, medalhista em Pequim 2008 na categoria até 58 kg e em Londres 2012, na categoria até 68 kg. 

Além disso, o Afeganistão é um dos países mais pobres e violentos do mundo. Perto de completar 101 anos de independência, o local já foi campo de batalha para décadas de guerras. Na divulgação da última atualização do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em 2019, o Afeganistão aparece apenas em 170º lugar, com um IDH de 0,496. A classificação é composta por 189 países.

Durante o discurso após a assinatura, Rahimi agradeceu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e ao Conselho Olímpico da Ásia por seu apoio contínuo ao país e incentivou as federações esportivas nacionais a se concentrarem na identificação de talentos para os próximos Jogos Olímpicos da Juventude, agendados para Dakar, no Senegal em 2022.

Já Samira Asghari, representante do Afeganistão no COI, agradeceu o apoio aos atletas e afirmou seu desejo em ver nos Jogos de Tóquio 2021 a melhor participação da história do país. 

"Parabéns aos atletas que receberam as bolsas do centro de treinamento de preparação para os Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio", disse Asghari. "Agradecimentos especiais ao Comitê afegão por seus esforços em alcançar uma oportunidade tão maravilhosa que foi fornecida pelo programa de solidariedade olímpica do COI. Ajuda os atletas a brilhar com seu melhor desempenho de sempre durante os Jogos".


Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário