Últimas Notícias

Odori Park pode receber a largada da maratona e marcha atlética de Tóquio 2020


As provas de maratona e marcha atlética de 50km masculina dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 devem começar no Odori Park, em Sapporo, localizado na província de Hokkaido. O parque é o ponto de largada e chegada da maratona anual Hokkaido e aparece como o principal local para se iniciar as provas segundo os organizadores.

O novo percurso para esses eventos vem depois da polêmica decisão de transferir as provas mais longas do atletismo dentro do programa para a cidade de Sapporo, 800km ao norte da capital nipônica. A principal justificativa é o calor extremo durante os dias de competição, reforçada depois do desgaste dos atletas que disputaram o Mundial de Atletismo em Doha, no Catar.

O Comitê Olímpico Internacional montou um grupo de trabalho em parceria com a World Athletics (antiga IAAF) para coordenar os procedimentos de transferências das disputas para Sapporo. Dentre os desafios estão o planejamento da rota e o percurso das corridas nos Jogos. Segundo a emissora japonesa Kyoto News, a rota proposta para a maratona fará com que os competidores percorram uma rota de 20km duas vezes em formato cíclico.

A Torre de TV de Sapporo, a Estação de Sapporo e o Campus de Sapporo da Universidade de Hokkaido são cotados como marcos pelos quais o percurso será traçada. Até o momento, a tendência é que o trajeto seja similar ao usado para a maratona de Hokkaido. Além da questão geográfico, o calendário das provas é algo que preocupa os organizadores.


A maratona é realizada tradicionalmente no último dia de Jogos com a entrega de medalhas na Cerimônia de Encerramento. Caso a data de 9 de agosto seja mantida, os atletas terão que viajar de Tóquio para conseguirem participar da festividade no Estádio Olímpico de Tóquio. No caso da corrida feminina, o COI deseja entregar as medalhas também no último dia, mesmo com a prova acontecendo provavelmente no dia 2 de agosto.


Foto: Sapporo Travel

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar