Últimas Notícias

Novo formato proposto para a Escalada Esportiva nos Jogos de 2024


Todos os que reclamaram nos últimos dois anos sobre o formato olímpico de escalada parecem ter feito do seu descontentamento uma voz: a notícia venho na última semana de que o Comitê Organizador para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris propôs a inclusão da escalada novamente, mas sugeriu a divisão do atual formato Combinado em dois eventos distintos - uma competição combinada de dificuldade e de bloco e velocidade "independente". 

Se a escalada fizer o corte para Paris 2024 - como é esperado -, este formato ajustado também significará mais medalhas e mais atletas.

Um comunicado de imprensa no site do IFSC explica as mudanças que a nova proposta traria: “Paris 2024 planeja enriquecer a modalidade em 2024 expandindo de uma a duas competições distintas, distribuindo entre seis e doze medalhas e 40 a 72 atletas no total. Sob a proposta, 16 mulheres e 16 homens competiriam por seis medalhas na disciplina velocidade; 20 mulheres e 20 homens competiriam por seis medalhas com base na combinação de resultados nas disciplinas bloco e dificuldade”.

Antes disso tudo, porém, a escalada deve ser apresentado ao Comitê Executivo do COI no final de março. Se tudo correr bem lá, no final de junho, o COI decidirá se incluirá ou não a escalada - e se esta nova proposta será implementada - em Paris, em 2024.

Não só esta notícia é certeza de agradar muitos fãs, os próprios atletas já estão apoiando a ideia. "Muita discussão certamente virá, mas estou super feliz por ainda estarmos crescendo dentro do movimento olímpico com mais medalhas e atletas", escreveu o alpinista canadense Sean McColl no Instagram: "Com a velocidade sendo separada dos outros dois, os especialistas nessa disciplina certamente vão se desenvolver".

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar