Últimas Notícias

Darlan Romani marca 22 m no arremesso do peso e quebra recorde sul-americano no Troféu Brasil de Atletismo

Depois de grande temporada internacional, encerrada com a vitória no arremesso do peso na Copa Continental, em Ostrava, na República Tcheca, Darlan Romani, voltou para casa para a disputa do Troféu Brasil de Atletismo 2018. Darlan, enfim, alcançou os 22 m, ao conseguir a marca na terceira tentativa, nesta sábado (dia 15), segundo dia do Troféu Brasil, em disputa em Bragança Paulista (SP).

Darlan conquistou o sétimo título na prova no torneio, ao superar cinco vezes o recorde do Troféu Brasil, que era dele mesmo, de 20,84 m, feito em 2014. Logo na primeira tentativa ele fez 21,46 m, queimou a segunda, na terceira fez 22,00 m, na quarta 21,91 m, na quinta 21,61 e na sexta 21,98 m. Assim, superou também os recordes brasileiro e sul-americano, de 21,95 m, que fizera este ano na Liga Diamante de Eugene, nos Estados Unidos.

O primeiro título do Troféu Brasil foi em 2012, quando arremessou 19,42 m. De lá pra cá, superou a barreira dos 21 metros, foi finalista olímpico no Rio 2016 e agora chega a um novo patamar, nos 22 m.

O Ranking Mundial permanente conta com apenas 28 atletas, que alcançaram essa marca. "A temporada no exterior foi muito boa, mas na volta de Ostrava falei com o meu treinador, que ainda faltava superar essa marca. Finalmente conseguimos", disse o campeão, de 27 anos, nascido em Concórdia (SC), que treina com o cubano Justo Navarro, no CNDA, em Bragança.

"A cada marca que superamos fica mais difícil, temos que trabalhar mais. Agradeço todo o apoio que recebo, aos meus patrocinadores, à CBAt. É muito bom treinar em Bragança, que parece muito com minha cidade, e tem essa estrutura", completou. "Agora vou descansar alguns dias", disse Darlan que distribuiu autógrafos e tirou fotos com outros atletas e fãs.

Para Justo Navarro, a marca não foi surpresa: "Ele estava arremessando perto dos 22 metros, era questão de tempo", disse Justo, que treina Darlan desde 2010, quando o atleta foi finalista no Mundial Juvenil de Moncton, no Canadá.

Foto: CBAt


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar