Últimas Notícias

Seleção de vôlei sentado se adapta a mudanças de classificação para o Mundial da modalidade

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebeu até o domingo (15), as seleções Brasileiras feminina e masculina de vôlei sentado. Focados no Campeonato Mundial na Holanda, que acontece de 15 a 22 de julho, os times estão em fase de preparação e adaptação às mudanças nas regras de classificação funcional adotadas a partir do último ano.

“Todos tiveram de passar por uma classificação, inclusive os amputados. As alterações fizeram com que a gente perdesse atletas na equipe masculina, já outros mudaram de classe, passando a ser da categoria com mínima deficiência ", explica Célio Mediato, técnico da Seleção masculina desde o final de 2017. O treinador já esteve no comando da equipe anteriormente, em 2009 e 2010. Em 2011 e 2012, também liderou o time feminino, inclusive durante os  Jogos Paralímpicos de Londres 2012.

Desta vez, os desafios são outros, pois as modificações na classificação trouxeram certo prejuízo para a equipe, apesar de serem coerentes e corrigirem pontos necessários, segundo Célio. “Para aquela pessoa que assiste de fora e que não conhece o esporte, é estranho quando todo mundo levanta para comemorar o ponto, por exemplo. Acho que as regras estão certas em alguns quesitos, mas ainda existem adaptações que precisam ser feitas”, explica.

A Seleção masculina, hoje em 2º lugar no ranking mundial da modalidade, já pode se classificar para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 se chegar à final da competição em julho.  Caso seja eliminada antes, terá outra oportunidade no Jogos Parapan-americanos de Lima 2019. Nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, O Brasil perdeu a disputa de terceiro lugar para o Egito, terminando em 4º.

Neste ano, o time ainda terá outras três fases de treinamento no CT Paralímpico, programadas para maio, junho e julho, momento que antecede o Mundial. 

Foto: CPB




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar