Últimas Notícias

Federação internacional de hóquei no gelo é contra banimento total da Rússia dos Jogos de PyeongChang 2018

O conselho da Federação Internacional de Hóquei no gelo (IIHF) quer atletas russos "limpos" nas Olimpíadas de PyeongChang.

A federação emitiu um comunicado de imprensa terça-feira, uma semana antes do Comitê Olímpico Internacional, decidir pela participação da Rússia em PyeongChang em fevereiro em meio ao seu escândalo de doping.

"Queríamos delinear nossa posição claramente para o COI, que estamos contra uma abordagem de punição coletiva que puniria injustamente muitos atletas russos que não tinham nada a ver com o doping", disse o presidente da IIHF, René Fasel, no comunicado de imprensa.

No início de terça-feira, foi relatado que as federações de hóquei canadenses, suecas, finlandesas, tchecas e suíças enviaram uma carta ao IIHF que apoiaria a participação do hoquei russo nas Olimpíadas de PyeongChang.

Até agora, 19 atletas russos foram rejeitados retroativamente dos Jogos de Inverno de Sochi - e banidos das Olimpíadas por toda a vida - como resultado da investigação do COI sobre o doping russo.

Nenhum desses atletas são jogadores de hóquei, mas sete jogadores de hockey feminino de Sochi estão sendo investigados com um conjunto de audiências do COI em 4 de dezembro.


A declaração completa da IIHF:

O Conselho da IIHF chegou a uma opinião unânime de que todos os atletas limpos, incluindo os da Rússia, devem ser autorizados a representar seu país nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 em PyeongChang.

Nós nos opomos ao uso da punição coletiva no caso dos atletas russos. Embora reconheçamos a necessidade de enfrentar o doping no esporte, a participação olímpica não deve ser usada para sancionar os muitos pelas ações de poucos. Além disso, a medida em que o COI está buscando medidas punitivas no caso da Rússia está colocando em risco a saúde do hóquei no gelo.

O papel da Rússia no crescimento e no desenvolvimento do hóquei no gelo não pode ser subestimado. Este país forma um pilar em que o legado do nosso esporte se baseia.

Para preservar a integridade dos torneios olímpicos de hóquei no gelo, a IIHF em plena cooperação com a Federação Russa de Hóquei no Gelo e a Kontinental Hockey League iniciaram um programa de testes altamente estruturado para KHL, MHL e WHL, que entrou em operação em dezembro de 2016 e Até o presente momento, testou quase 400 jogadores russos.

Para o efeito, o Conselho da IIHF reitera a sua posição de que os atletas limpos de todas as Federações qualificadas devem poder ir aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 e representarem os seus países.

Fonte: NBC / Foto: AFP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar