Últimas Notícias

Era Uma Vez... os XIII Jogos Olímpicos de Inverno: Lake Placid 1980

Lake Placid 1980

Período - 14 a 23/02/1980
Nações - 37
Atletas - 1072
Esportes -10
Eventos - 38


Os Jogos Olímpicos de Inverno retornaram aos Estados Unidos após 20 anos, quando houve a edição de Squaw Valley, em 1960. E 48 anos depois da edição de 1932, que havia acontecido em Lake Placid. A organização acabou sendo bastante criticada por conta da estrutura oferecida aos atletas, jornalistas e espectadores. A Vila Olímpica chegou a ser comparada com o "ambiente" de uma prisão por alguns atletas.

Ainda nos bastidores, os ânimos começavam a esquentar entre as potências capitalistas e socialistas. Ainda sim, os países do bloco socialista participaram normalmente da edição de 1980, antes dos Estados Unidos boicotarem os Jogos de Verão, na União Soviética.

Esportivamente, os soviéticos mantiveram o domínio: 10 ouros, 6 pratas, 6 bronzes. Alemanha Oriental em 2° lugar, com 9 ouros, 7 pratas e 7 bronzes; e os Estados Unidos em 3° lugar, com 6 ouros, 4 pratas e 2 bronzes.



FATOS:

- Para garantir que todos os eventos ocorressem nas melhores condições possíveis, máquinas foram usadas ​​para produzir neve artificial, a primeira vez que isso havia sido feito nos Jogos Olímpicos.

- Eric Heiden foi o responsável por quase todas as medalhas de ouro conquistadas pelos Estados Unidos: no total, o patinador de velocidade faturou 5 dos 6 ouros conquistados pelos norte-americanos. Heiden bateu quatro recordes olímpicos e um mundial e o primeiro atleta a conquistar cinco medalhas de ouro em olimpíadas de inverno. 

- O grande esquiador sueco Ingemar Stenmark venceu as disputas do slalom gigante e do slalomEm ambas as corridas, não teve um bom início, tendo que recuperar de forma sensacional na segunda parte

- Hanni Wenzel teve o mesmo desempenho entre as mulheres, fazendo de Liechtenstein o menor país a produzir um campeão olímpico.

- Ulrich Wehling, da Alemanha Oriental e Irina Rodnina da URSS, venceu seus respectivos eventos pela terceira vez, Wehling in Nordic combinado e Rodnina em patinação artística em pares .

- Aleksandr Tikhonov da URSS ganhou sua quarta medalha de our como parte da equipe de revezamento de biatlo de 4 x 7,5 m.
- Nikolay Zimyatov da URSS ganhou três medalhas de ouro em esqui cross-country.

- Em possivelmente o duelo mais dramático dos jogos, Thomas Wassberg (SWE) venceu Juha Mieto (FIN) no 15 km de esqui cross-country por 0,01 segundos, a menor margem de vitória em Jogos Olímpicos.

- Embora não tenham recebido medalhas, a República Popular da China entrou nos Jogos Olímpicos pela primeira vez depois que o COI concordou em designar a República da China, que boicotou os Jogos, de " Taipei Chinês ". Chipre e Costa Rica estrearam nos jogos

- Lake Placid 1980 foi o último dos Jogos Olímpicos a ser aberto pelo vice-presidente dos Estados Unidos , já que 1980 foi um ano de eleição presidencial.

- E claro: o time de Hóquei no Gelo dos Estados Unidos que produziu uma das melhores histórias dos Jogos Olímpicos: o time de universitários que derrotou os gigantes da União Soviética, que vinham de um tetracampeonato olímpico. Para os sempre nacionalistas norte-americanos, essa vitória teve um sabor especial, em tempos da polarização e rivalidade da Guerra Fria, entre eles e os soviéticos.

Confira o quadro completo de medalhas, logo abaixo:


 Ordem  País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze GoldSilverBronze medals.svg
1 União Soviética União Soviética 10 6 6 22
2 Alemanha Oriental Alemanha Oriental 9 7 7 23
3 Estados Unidos Estados Unidos 6 4 2 12
4 Áustria Áustria 3 2 2 7
5 Suécia Suécia 3 1 4
6 Liechtenstein Liechtenstein 2 2 4
7 Finlândia Finlândia 1 5 3 9
8 Noruega Noruega 1 3 6 10
9 Países Baixos Holanda 1 2 1 4
10 Suíça Suíça 1 1 3 5
11 Grã-Bretanha Grã-Bretanha 1 1
12 Alemanha Ocidental Alemanha Ocidental 2 3 5
13 Itália Itália 2 2
14 Canadá Canadá 1 1 2
15 Hungria Hungria 1 1
15 Japão Japão 1 1
17  Bulgária 1 1
17  Tchecoslováquia 1 1
17 França França 1 1
TOTAL 38 39 38 115

Fonte: Wikipédia

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar