Últimas Notícias

Após pressão de atletas, dirigentes acenam com mudança de voto em nova Assembleia do COB

A pressão dos atletas pode causar uma reviravolta no novo estatuto do Comitê Olímpico do Brasil, aprovado na última semana. Diante da grande mobilização de nomes de peso do esporte, o presidente Paulo Wanderley Teixeira convocou uma nova Assembleia Geral Extraordinária para quarta-feira, dia 6 de dezembro. Pelo menos cinco dirigentes já sinalizaram a mudança de voto na questão sobre uma maior participação dos atletas nas assembleias do COB. Outros, por sua vez, preferiram não revelar abertamente a posição, mas se mostraram receptivos à revisão das escolhas. A proposta inicial da Comissão Estatuinte era de ter 1/3 dos votos para os atletas - ou seja, mudar de um para 12 votantes vindos da Comissão de Atletas -, mas, no fim das contas, o número ficou fixado em cinco, o que desagradou os esportistas.

Presidente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), Pedro Gama Filho foi o primeiro a anunciar a mudança de postura. Ele afirma que a decisão foi tomada após um debate com os principais atletas da modalidade, citando nominalmente a representante da categoria, a atleta olímpica Joice Silva.

"Cheguei a levantar a questão na Assembleia de que cada esporte olímpico tivesse um representante na Comissão de Atletas, para que todos as modalidades tivessem voz dentro da Comissão. Essa proposta foi recusada e não senti que os atletas de wrestling seriam representados com essa comissão. Por outro lado, o debate gerou uma reflexão. Se neste momento, os atletas do wrestling não se sentem representados pela Comissão de Atletas, o aumento da participação para 1200% poderia gerar no futuro uma participação mais efetiva dos atletas da modalidade e a possibilidade de discutir e cobrar junto à Comissão de Atletas e ao COB melhorias para o wrestling."

Os presidentes da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), Mauro Silva, e da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini, também confirmaram a mudança em seus votos ao site GloboEsporte.com. José Luiz Vasconcellos, presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), disse que, na primeira Assembleia, quem votou foi seu vice. Mas, desta vez, vai votar a favor do 1/3.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) foi a quinta a confirmar a mudança de voto. "Em nenhum momento a CBV quis ser contra a participação efetiva dos atletas no processo de modernização esportiva nas instituições, principalmente na eleição do COB, tendo em vista que a própria CBV já incluiu no seu estatuto a participação com direito a voz e voto dos atletas e dos clubes. Essa interpretação iria na contramão de todas as readequações internas implementadas na CBV, buscando maior transparência e a participação de todos os segmentos que envolvem o voleibol brasileiro. Portanto, a CBV, considerando o posicionamento das comissões dos atletas de vôlei e as manifestações por anseio de mudanças de todos os segmentos envolvidos no esporte brasileiro, resolve reconsiderar o seu voto e manifestar que esta Confederação, através do presidente Walter Pitombo Laranjeiras e do vice-presidente Neuri Barbieri, declara oficialmente que apoiará o COB na próxima AGE com a inclusão dos 12 atletas na sua reforma estatutária" Afirmou a nota assinada pelo presidente Walter Pitombo Laranjeiras.

Parte dos dirigentes justificou como principal argumento pelo voto contra o aumento mais elástico da representatividade dos atletas na Assembleia da semana passada o já significativo aumento da participação dos atletas. Alguns deles ressaltaram o “crescimento de 500% desta participação”, já que, antes da aprovação do novo estatuto, apenas o presidente da Comissão de Atletas tinha direito a voto. Esse número aumentou para cinco atletas votantes.

"Não votei contra nada e ninguém. A CBLP, representada por mim, votou a favor de um estatuto mais moderno e com diversas evoluções. Quanto ao item da participação dos atletas nas AGs, esclareço: não votei contra uma maior participação. Houve um aumento de 1 para 5 com possibilidade de revisão daqui a dois anos. Acredito que as alterações devem ser gradativas, em algumas situações. Outro ponto a considerar foi a baixíssima participação dos próprios atletas na própria votação da Comissão de Atletas. O tema, em minha análise, é tão controverso (ou não consensual) que houve empate" pontuou Enrique Montero, presidente da CBLP, lembrando que o placar inicial da votação foi 15 a 15.

A nova assembleia do Cob para decidir essa questão será no dia 6 de dezembro.


Com informações de globoesporte.com
foto: Rafael Bello/COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar