Últimas Notícias

São Paulo conquista o título das Paralimpíadas Escolares pela quarta vez

Competindo em casa, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, São Paulo conquistou o título das Paralimpíadas Escolares 2016. Foi a quarta vez que o estado terminou a competição na primeira posição, com 74 medalhas de ouro, 48 de prata e 14 de bronze, somando 438 pontos. O pódio foi completado por Santa Catarina (358 pontos, com 40 ouros, 19 pratas e 17 bronzes) e Rio de Janeiro (344 pontos, com 31 ouros, 18 pratas e 19 bronzes).

“Foi muito positivo, sempre é. No ano retrasado diminuímos a idade máxima de 21 para 17 anos e em 2015 tivemos cerca de 650 atletas. Este ano houve um estímulo dos estados em incentivar os atletas e chegamos a 934. É um prazer muito grande”, comemora Ramon Pereira, coordenador de esporte escolar do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Foram três dias de competição em oito modalidades: atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. Para o próximo ano, a expectativa é de que hajam disputas em mais esportes.

“A gente sempre tem que renovar e mudar alguma coisa. Para 2017, nossa perspectiva é de incluir o futebol de 5 e o vôlei sentado. Também vamos organizar clínicas para os técnicos. Quando o técnico tem a informação, ele passa para os atletas e vai descobrir mais atletas. Dando um atendimento melhor, o nível técnico melhora e assim vamos ter representantes mais novos para o país”, destaca Ramon.

Para os atletas, além das medalhas, o fato de poder competir na recém-inaugurada estrutura do Centro de Treinamento também foi motivo de comemoração e inspiração para o futuro. Medalha de bronze nas duplas no tênis em cadeira de rodas e uma das 10 melhores do mundo na categoria juvenil na modalidade, Maria Fernanda Alves, de Brasília, pretende voltar mais vezes ao local pensando no futuro.

“Foi tudo muito bom, está tudo muito lindo. É massa estar em um lugar em que os atletas paralímpicos também estavam. Espero um dia estar aqui treinando. Para Tóquio, quem sabe? Dá um ânimo”, comenta.

Foto: CPB


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar