Últimas Notícias

Liminar é suspensa e Coaracy Nunes volta à presidência da CBDA

A liminar concedida pelo tribunal de Justiça de São Paulo foi suspensa na noite desta quinta-feira (10.11) e com isso, Coaracy Nunes e mais quatro diretores, que estavam sendo acusados de irregularidades em convênios com o Ministério do Esporte voltam a assumir os seus cargos na CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos)

Advogado da CBDA, Marcelo Franklin entrou com um pedido de suspensão da liminar na última quarta-feira, em São Paulo. A decisão saiu na noite de quinta-feira e foi divulgada na manhã desta sexta. A suspensão da liminar também pede uma revisão do Ministério Público Federal do local da ação. A defesa alega que, como a maior parte das negociações foi feita no Rio de Janeiro, não há razão para que o caso seja julgado em São Paulo.

O MP de São Paulo investiga convênio firmado entre a CBDA e o Ministério do Esporte, em 2014, para promover a aquisição de equipamentos específicos para as modalidades olímpicas de maratonas aquáticas, nado sincronizado e polo aquático, visando à preparação dos atletas para os Jogos Rio 2016. Os promotores alegam ter identificado diversas fraudes nos procedimentos, como vínculo entre as empresas participantes, empresas de fachada e não localização de evidências de que os produtos foram efetivamente recebidos pela confederação. Ao todo, R$ 1,5 milhão foi repassado da pasta para a CBDA. Cinco nomes foram afastados: Coaracy Nunes e Luiz Soares, presidente e vice-presidente, respectivamente, bem como os dirigentes Sergio Alvarenga, Ricardo de Moura e Ricardo Gomes Cabral. Nunes, de 78 anos, ocupa o cargo há 28, desde 1988, com sete mandatos.

A liminar da Justiça Federal em São Paulo que foi suspensa acatava o pedido do Ministério Público Federal-SP e determinou o afastamento do presidente da CBDA, Coaracy Nunes, assim como dos dirigentes Sergio Alvarenga, Ricardo de Moura e Ricardo Gomes Cabral. O vice-presidente, Luiz Soares, também foi afastado por integrar a presidência. O juiz responsável ainda determinou que o Ministério do Esporte indique um profissional para assumir as funções administrativas da CBDA. No período em que o interventor não ocupasse o cargo, o presidente do Conselho Fiscal da entidade deveria assumir, o que não aconteceu.


Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar