Últimas Notícias

Tiago Camilo: "Aquele Tiago de Sydney é um exemplo para mim."



Tiago Camilo é o nome mais experiente da seleção brasileira de Judô que vai aos Jogos do Rio de janeiro. Aos 34 anos, ele vai para sua quarta Olimpíada. Prata aos 18 anos em Sydney e bronze aos 26 em Pequim, Camilo espera lutar por mais uma nova medalha. E qual a receita para Camilo se manter há tanto tempo no topo do judô nacional?

"Amor, dedicação, uma grande paixão pelo esporte. E os Jogos Olímpicos. Sempre foi meu objetivo (disputar os Jogos), desde quando eu saí da base no interior de São Paulo queria viver um sonho olímpico. Acho que o que me trouxe até aqui, foram as Olimpíadas". Afirmou Tiago, em entrevista ao Surto Olímpico na apresentação da seleção de Judô para os Jogos do Rio, na última quinta-feira.

Sua categoria, até 90kg, é umas das equilibradas, com fortes concorrentes. Tiago aposta na sua experiência para se destacar: "Antigamente, quando se é mais jovem, você luta com a cara e a coragem. Com o tempo você passa a lutar com inteligência e principalmente com a estratégia", explicou Tiago. "Ao mesmo tempo, quando você acaba conquistando muita coisa, acaba deixando de ser destemido para lutar. Aquele Tiago de Sydney é um exemplo para mim. Eu procuro sempre me espelhar naquele atleta que lutou com tanta paixão, buscando Ippon, sendo destemido, sem medo de nada. Então é preciso unir aquilo, fazer a junção daquele Tiago com o que sou hoje."

Sobre disputar os Jogos Olímpicos em casa, Tiago comentou: 'Nós estamos em uma situação de vantagem. Lutar em casa, tendo torcida, a família do nosso lado, temos que aproveitar e usar tudo isso ao nosso favor. O atleta que souber usar da melhor forma possível, vai chegar (à medalha)".


No fim da conversa, Tiago falou sobre seu ciclo olímpico: "Eu batalhei muito nesses quatro anos, passei por muitas dificuldades, lesões, cirurgia, não foi fácil. Aliás, nunca foi fácil na verdade, a vida do atleta nunca é fácil. Evoluí bastante nos últimos meses. Estou com bastante energia, estou bastante focado e feliz. E tudo pode acontecer quando a pessoa está assim para competir."

Fotos: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar