Últimas Notícias

Sarah Menezes conquista a medalha de prata no World Masters de Judô

Menezes (de azul) é prata no México (Foto: Divulgação)

O Brasil começou a disputa do World Masters de Judô, em Guadalajara, México, nesta sexta-feira ( 27) com uma medalha de prata, cortesia de Sarah Menezes (48kg), que parou apenas na japonesa Ami Kondo na final. Érika Miranda (52kg) lutou pelo bronze contra a francesa Annabelle Euranie, mas acabou em quinto lugar.


Sarah começou sua caminhada com vitória por ippon sobre a anfitriã Edna Carrillo. Nas quartas, eliminou a cubana Dayaris Mestre Alvarez, depois de pontuar com um waza-ari e forçar quatro punições à adversária. Na semifinal, ela pontuou com um waza-ari e três yukos para superar a turca Dilara Lokmahnekim. 

"É muito bom fechar com pódio essa última competição antes dos Jogos. Principalmente, pela maneira como eu me comportei durante as lutas", comemorou Sarah, que agora tem quatro medalhas (duas pratas e dois bronzes) de World Masters e é a brasileira com o maior número de pódios nessa competição. "O mais difícil numa competição assim é o emocional. Tem que saber controlar a ansiedade e ser bastante inteligente. Foi um grande teste antes das Olimpíadas. Eu peguei atletas fortes. Algumas não estão sempre nos pódios, mas são adversárias que dão trabalho. Fiquei muito feliz com a minha postura durante as lutas." 

Érika estreou contra a mongol Tsolmon Adiyasambuu e venceu o confronto no Golden Score, ao forçar uma punição para a adversária. Na sequência, ela conseguiu finalizar por ippon o duelo contra a italiana Odette Giuffrida para chegar à semifinal, onde foi derrotada por um yuko pela japonesa Misato Nakamura, tricampeã mundial. Na decisão pela medalha, a brasileira sofreu duas punições e terminou em quinto. 

Outros quatro brasileiros também lutaram nesta sexta-feira, mas não passaram da primeira rodada.

Eric Takabatake foi superado por ippon pelo francês Walide Khyar, atual campeão europeu. Na mesma categoria, Felipe Kitadai fez luta equilibrada contra Won Jin Kim, da Coreia do Sul, mas acabou derrotado. Ele abriu um yuko de vantagem e o coreano conseguiu a virada com dois yukos. 

Em seguida, Nathália Brígida (48kg) fez luta dura contra a japonesa Ami Kondo, campeã mundial em 2014, e perdeu por levar uma punição. 

Ainda no feminino, Rafaela Silva (57kg) estreou contra Helene Receveaux e foi imobilizada até o ippon pela francesa. 

A competição é a última classificatória para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 e dá até 700 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Judô.


No sábado (28), segundo dia de disputa, o Brasil será representado por Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Alex Pombo (73kg) e Victor Penalber (81kg). Domingo, último dia de competição, lutarão Tiago Camilo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Luciano Corrêa (100kg), Rafael Silva (+100kg), David Moura (+100kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg).  

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar