Últimas Notícias

Era Uma Vez... Os Jogos da XVI Olimpíada.

Melbourne 1956 


Período - 22/11 a 08/12/1956
Nações - 72
Atletas - 3258
Esportes - 17
Eventos - 151





Melbourne ganhou o direito de sediar os Jogos de 1956 com a diferença de um voto sobre Buenos Aires. Os Jogos de Melbourne foram os primeiros a serem realizados no Hemisfério Sul, por isso ocorreram nos meses de novembro e dezembro.

Por causa da guerra fria, os Jogos de 1956 foram atingidos por dois boicotes: Espanha, Holanda e Suíça realizaram um boicote à Olimpíada por causa da presença da União Soviética, que tinha invadido a Hungria meses antes dos Jogos começarem.

Egito, Iraque e Líbano boicotaram a competição por causa da interferência de tropas anglo-francesas no Canal de Suez. O impasse entre China e Taiwan fez com os chineses também não fossem aos Jogos. Apesar de tudo, algumas dessas nações competiram nas competições equestres. Também foi registrado um momento simbólico: as Alemanhas Oriental e Ocidental combinaram as suas equipes para disputar os Jogos. Fato que se repetiria em Roma e Tóquio.

Na edição de 1956, graças a sugestão de um jovem australiano chamado John Ian Wang, os atletas passaram a entrar juntos no estádio na cerimônia de encerramento - e não mais divididos por países, como ocorria na cerimônia de abertura - com simbolo de união global.

Quando os jogos retornaram para a Austrália, 44 anos depois, uma busca foi iniciada por Wang e descobriu-se que ele era dono de um restaurante de comida chinesa em Bucareste, na Romênia. Ele foi levado para Sydney e homenageado na Cerimônia de Encerramento dos Jogos de 2000.

O Brasil nos Jogos Olímpicos 
O Brasil participou com 44 atletas em 11 esportes: Atletismo, Basquete, Boxe, Ciclismo, Iatismo, Levantamento de Peso, Natação, Pentatlo Moderno, Remo, Saltos Ornamentais e Tiro Esportivo. Em Melbourne, Adhemar Ferreira da Silva repetiu o feito e foi medalha de ouro no salto triplo, único pódio brasileiro naquela edição. O Brasil ficou em 24º lugar no quadro de medalhas.

FATOS
- As leis de quarentena australiana eram muito severas quanto a entrada de animais estrangeiros no país, por isso os eventos do Hipismo foram realizados em Estocolmo (SWE). Foi a primeira vez que uma competição olímpica não foi disputada no país-sede dos Jogos.

- Laszlo Papp (HUN) obteve o tricampeonato olímpico no boxe, sendo o primeiro boxeador a ganhar três medalhas de ouro em Olimpíadas.

- Ágnes Keleti (HUN) conquistou quatro medalhas de ouro e duas de prata na ginástica artística.

- Vladimir Kuts mostrou a força do atletismo soviético ao conquistar o ouro nas provas de 5.000 e 10.000 metros, façanha conseguida antes apenas pelos "finlandeses voadores" da primeira metade do século e pela “Locomotiva Humana”, o tcheco Emil Zátopek.

- A nadadora australiana Dawn Fraser brilhou nas piscinas liderando a equipe australiana na vitória do revezamento 4x100 e conquistando o ouro nos 100m nado livre.


QUADRO DE MEDALHAS

OURO PRATA BRONZE
URS 37 29 32
USA 32 25 17
AUS 13 8 14
HUN 9 10 7
ITA 8 8 9
SWE 8 5 6
GER 7 3 7
GBR 6 7 11
ROM 5 3 5
JPN 4 10 5
BRA 1 0 0

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar