Últimas Notícias

Bombeiros realizam treinamento no Rio de Janeiro para os Jogos de 2016

Foto: Governo do Rio

O 25º Grupamento do Corpo de Bombeiros, da Gávea, no Rio de Janeiro, realizou uma grande simulação de incêndio em um shopping na Zona Sul para treinar equipe de militares. A operação teve o objetivo de preparar os profissionais para ocorrências similares na região de abrangência da unidade, assim como para os Jogos Olímpicos.

Trinta bombeiros participaram da ação que contou com o uso de um carro com plataforma mecânica e outro com bomba-tanque para combate a incêndio, além de um veículo de busca e salvamento e duas ambulâncias. Dois focos foram controlados no shopping, sendo um no terraço e outro na praça de alimentação.

"Em torno das 8h25 fomos acionados pela equipe do shopping. As viaturas saíram da unidade por volta das 8h28 e, em alguns minutos, chegaram ao local da ocorrência. Portanto, tivemos um bom tempo-resposta. Buscamos treinar nossos bombeiros para a prestação de socorro em ambientes fechados e com grande fluxo de pessoas. Temos intensificado esse tipo de treinamento até a chegada das Olimpíadas", explicou o comandante da unidade, tenente-coronel Fábio Couri.

No terraço, o incêndio foi solucionado com o uso de uma plataforma mecânica. O equipamento atinge 60 metros, o equivalente a um prédio de 20 andares. Já na praça de alimentação foi preciso socorrer duas vítimas graves. O presidente da Associação de Proprietários de Prédios do Leblon (APPL), Augusto Boisson, aprovou o treinamento. "Acreditamos que esse tipo de ação é fundamental, ainda mais agora que vamos receber as Olimpíadas em breve", disse.

Visita aos Estados Unidos
Militares do grupamento do Corpo de Bombeiros do Méier, na Zona Norte, vão viajar para Nova York, nos Estados Unidos, no próximo sábado (14), como parte da premiação pela atuação no combate a um incêndio ocorrido em fevereiro do ano passado. Cerca de 10 representantes da corporação vão conhecer a estrutura de salvamento americana, além do centro de treinamento Randall´s Island.

"Vamos trocar experiências, conhecer a estrutura, a dinâmica de funcionamento dos quartéis de Nova York e o tipo de formação dada aos bombeiros americanos. Também vamos ver os equipamentos usados. Todo o conhecimento adquirido na visita é sempre fonte de inspiração para o nosso trabalho no Estado do Rio", avalia o ex-comandante do grupamento do Méier e atual responsável pelo Comando de Bombeiros de Área X – Capital lI, coronel Cláudio Pedro Nicácio.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar