Últimas Notícias

Com base em São Caetano do Sul, Zanetti e Julião tem foco nos Jogos de 2016


Cidade do ABC paulista, São Caetano do Sul é o local de treinamentos de dois atletas de modalidades bastante distintas: Arthur Zanetti, da ginástica artística, e Ronald Julião, da prova de lançamento de disco do atletismo. O primeiro, campeão olímpico e mundial nas argolas, treina no SERC Santa Maria e participou na quarta-feira (23), ao lado do ministro do Esporte, George Hilton, do lançamento da pedra fundamental para o início das obras do Centro de Excelência de Ginástica Artística e Ginástica Rítmica.

Já Ronaldo Julião, medalha de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, treina no Centro de Atletismo de São Caetano do Sul, que existe desde 2002. Além de São Caetano, os dois têm em comum o foco nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e a intensa preparação a menos de um ano do evento.  

Zanetti, que levou a medalha de ouro no Pan de Toronto, mira agora o Mundial de Glasgow – marcado para os dias 23 de outubro a 1º de novembro na cidade escocesa. “A preparação está boa. Estamos de olho no Mundial. A equipe não está definida, mas estou treinando duro, me aprimorando também em outros aparelhos para ajudar a equipe. A ginástica masculina preza muito conseguirmos pegar uma final por equipes, assim como fizemos de forma inédita no ano passado”, diz o ginasta, lembrando do Mundial disputado na China em 2014.


Além de competições internacionais, a preparação envolve cuidados com os excessos na alimentação e muito treino. “A gente tem que fazer um planejamento de alimentação, temos uma nutricionista que altera a dieta a cada dois meses para o corpo não se acostumar sempre só com os mesmos tipos de comida. Ela tem o calendário pronto até o ano que vem”, explicou.

Em 2016, o ginasta espera repetir a medalha de ouro de Londres-2012, mas dessa vez diante da torcida brasileira. “Estar em casa mostra uma vantagem, sim. Sentir a energia da torcida passando para nós vai ser maravilhoso. Todo mundo quer buscar o ouro, patrocinadores, governo e o próprio atleta. Temos que manter a parceria sempre. Não adianta só atleta querer ser campeão e não ter estrutura para treinar nem ter um bom profissional nos orientando. O investimento está sendo feito. Isso ninguém pode negar. O ministro deu o pontapé para o início das obras (do Centro de Excelência de Ginástica), agora é torcer para que fique pronto logo para podermos usá-la também na preparação para os Jogos Olímpicos”, declarou.

Otimismo

Ronald Julião também mostra otimismo com a oportunidade de competir em casa. “Viemos agora de bons resultados no Pan-Americano e, no Mundial, fomos mais ou menos, mas a Fabiana (Murer) trouxe uma prata para o Brasil (no salto com vara). Agora é pensar nos Jogos Olímpicos. Temos chances reais de brigar por medalhas. Temos um local excelente para treinar para trazermos esses resultados”, declarou.

O objetivo do atleta é melhorar ainda mais sua marca no lançamento de disco para tentar superar alemães, poloneses e estonianos. “Há mais de uma década eles dominam o ranking, estão sempre na frente. Mas tenho esperança. Minha marca é 65 metros e eles estão lançando 68. Ou seja, são três metros aí que temos que trabalhar para tirar a diferença”, explicou.

Beneficiado pelo programa Bolsa-Atleta, Julião destaca a importância dos investimentos para a evolução do esporte brasileiro. “Para nós é importante porque temos que ter um bom local para treinar. Lá fora, eles têm equipamentos, pistas de primeiro mundo, então se quisermos chegar lá, precisamos ter isso à nossa disposição. O Ministério ajuda com dinheiro com as bolsas, para comprarmos suplementos, material e com repasses para as confederações”, disse.

Fotos: ME/Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar