Últimas Notícias

China indicia oficial de esportes membro da FIBA em caso de suborno


Um alto funcionário do esporte chinês vai enfrentar acusação criminal na China em um caso de suborno que levou a FIBA suspendê-lo do seu cargo de vice-presidente. Tian Xiao  foi desposto de todas as funções oficiais que ainda tinha na China,  Xiao, que era vice-ministro de esportes responsável ​​pelo basquete, perdeu o seu cargo  por ter violado disciplinas políticas e regras.

A FIBA, disse quinta-feira que suspendeu Xiao no mês passado em uma reunião do conselho, em Tóquio. "Na sequência da abertura do inquérito (chinês) em junho, o Sr. Tian Xiao  foi suspenso de suas funções", disse FIBA, que não mencionou a sanção em um comunicado emitido após a reunião do conselho.

Na China, a Comissão Central de Inspeção Disciplinar, disse que Xiao aceitou subornos e buscou benefícios para os outros, tentando transferir ganhos ilícitos e impedir investigações. Ele disse que Xiao contratou e promoveu a sua esposa, em violação das regras de pessoal, além de subornos e presentes aceitos, incluindo as sessões de golfe com empresários do setor privado.

Desde que assumiu o poder no final de 2012, o presidente chinês, Xi Jinping lançou uma ampla campanha contra a corrupção entre burocratas e funcionários da administração e do estado da indústria. A comissão disse que os atos de Xiao foram particularmente vexatórios após a liderança do partido que Xiao é filiado exigir transparência entre os seus membros. Embora viajasse para o exterior a negócios, Xiao também mudou seus itinerários e estendeu suas viagens sem a aprovação do partido, que ainda decidiu confiscar seus ganhos ilícitos e entregá-lo às autoridades de acusação criminal.

Xiao ainda está listado como membro do Conselho Central da FIBA ​​em seu site, embora o órgão tentou distanciar-se dele  em declaração na última quinta-feira."Tian Xiao  não participou em qualquer reunião com a FIBA, desde o seu afastamento em junho", disse que o corpo com sede na Suíça. "Portanto, o Sr. Tian Xiao  não tem sido ativo na FIBA ​​como seu vice-presidente ou a qualquer outro título."

Fonte: AP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar