Últimas Notícias

Alison e Bruno Schimdt garantem vaga no Vôlei de Praia para os Jogos Olímpicos de 2016


O primeiro time masculino a representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, foi definido neste sábado (29). Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) avançaram à semifinal da etapa de Olsztyn (POL) do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, e não podem mais ser alcançados por outro time do Brasil na corrida olímpica. Em busca da vaga na decisão eles encaram os canadenses Chaim Schalk e Ben Saxton, no domingo (30), às 5h.

Com a vaga às semifinais, o capixaba e o brasiliense somariam no mínimo mais 560 pontos na Polônia, atingindo 4.600. As duplas precisam descartar os dois piores resultados, o que deixaria o time com 3.880. Evandro/Pedro Solberg (RJ), com os dois descartes, somam 3.200. Porém, mesmo que somem 800 pontos de um hipotético título, os cariocas não alcançariam Alison/Bruno, que poderiam trocar o descarte para a etapa carioca.

A corrida olímpica brasileira soma a pontuação obtida nos nove principais eventos do Circuito Mundial 2015 (cinco Grand Slams, três Major Series e Open do Rio). Os times descartam os dois piores resultados ao longo da campanha. As outras duas duplas de cada naipe que disputarão os Jogos de 2016 serão convocadas pela CBV em janeiro do próximo ano.

"Só nosso time realmente sabe o que a gente enfrentou para conquistar essa vaga com bastante louvor. Passamos por muita coisa, mas foi válido, pois tudo isso fez o time ganhar corpo e se fortalecer. É meu primeiro ciclo olímpico e ao lado de um parceiro experiente e que tem muita vontade, é um guerreiro dentro de quadra. Não é à toa que estamos numa situação em que está gostoso jogar. A gente está de parabéns mesmo, hoje é um dia muito especial. Estamos mais maduros, jogando com mais paciência e confiança. Amanhã vamos entrar de cabeça erguida e manter esse embalo, afirmou Bruno Schmidt.

Ao receber a confirmação da vaga olímpica, Alison não conseguiu conter a emoção. Poucos meses antes, o atleta viveu um drama pessoal com uma cirurgia no joelho e uma apendicite.

"Sempre foi difícil, desde o primeiro dia de treinos, saber se eu voltaria a jogar, a pular. Não tenho palavras, estou muito feliz de ter voltado aos Jogos Olímpicos. Muita gente não acreditou, mas muita gente também esteve ao meu lado. Meu parceiro, minha equipe, minha família, torcida, eles me deram força para voltar a fazer o que eu mais gosto, que é jogar voleibol e representar meu país", declarou Alison, emocionado.

Será a segunda participação olímpica de Alison, que conquistou a medalha de prata ao lado de Emanuel na edição de Londres, em 2012. Já Bruno Schmidt irá debutar no principal evento esportivo, mantendo a tradição da família, já que o tio Oscar Schmidt, lenda do basquete, disputou cinco edições representando o Brasil.


Jogos do dia

Diferentemente da última sexta-feira, quando o tempo fechado e chuvoso prevaleceu na Polônia, o sol brilhou no penúltimo dia de disputa em Olsztyn e animou os times brasileiros - principalmente Alison e Bruno Schmidt (ES/DF), que seguem invictos na competição e com chances de medalha no último Grand Slam do Circuito Mundial.


Nas oitavas de final, os campeões mundiais não tiveram vida fácil diante dos espanhóis Pablo Herrera e Adrián Gavira. No primeiro set, que foi marcado pelo equilíbrio entre os times, a dupla levou a melhor e fechou em 25/23. Na etapa final, também com muito equilíbrio, a dupla saiu em desvantagem no placar, mas virou e fechou o set em 21/19, em 45 minutos, com grande ataque na diagonal do "Mamute".

A partida que classificou os brasileiros à semifinal em Olsztyn já decidiu uma etapa anterior do Circuito Mundial 2015. No Major Series de Gstaad, disputado mês passado na Suíça, Alison e Bruno Schmidt venceram por 2 sets a 1 os letões Aleksandrs Samoilovs e Janis Smedins. Neste sábado a história se repetiu. Desde o início da partida, a parceria brasileira teve o domínio das ações em quadra e abriu larga vantagem, fechando a primeira etapa em 21/12, após erro não forçado dos letões.

No segundo set os brasileiros seguiram com o controle do jogo, e com Alison inspirado, abriram 7/2. Igualmente experiente, a Letônia não se abateu e engatou uma reação, empatando em 11/11. As duplas seguiram trocando pontos, mas o "Mamute" resolveu a partida a favor do Brasil. Após levantamento na medida de Bruno Schmidt, o capixaba cravou a bola do lado adversário para anotar 21/19 e fechar o jogo em 2 sets a 0, em 33 minutos.

Pela fase de repescagem, Ricardo e Emanuel (BA/PR) abriram o dia vencendo os mexicanos Juan Virgen e Lombardo Ontiveros por 2 sets a 0 (22/20 e 21/19), em 41 minutos. A vitória foi consolidada com grande atuação do baiano, que se impôs na rede. Nas oitavas de final, os experientes jogadores saíram em vantagem no confronto contra os canadenses Chaim Schalk e Ben Saxton, mas levaram a virada e deram adeus ao campeonato com derrota por 2 sets 1 (21/23, 21/19 e 15/13), em 52 minutos.

Pedro Solberg e Evandro (RJ) também se despediram da competição neste sábado. Os cariocas fizeram uma partida eletrizante pela repescagem e venceram os vice-campeões mundiais Nummedor e Varenhorst, de virada, por 2 sets a 1 (20/22, 24/22 e 15/13), em 55 minutos. No confronto seguinte, entretanto, foram superados por Jonathan Erdmann e Kay Matysik, da Alemanha, por 2 sets a 0 (21/18 e 21/18), em 38 minutos.

Foto: FIVB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar