Últimas Notícias

Ruben Magnano recebe medalha de Ouro dos jogadores campeões em Toronto


Brasil disputou os Jogos Pan-Americanos com apenas 11 jogadores. Um a menos do que todas as outras seleções. Isso aconteceu porque o armador Raulzinho, no final da preparação, acabou assinando um contrato com o Utah Jazz e teve que deixar o grupo para ir jogar a Summer League da NBA. Com isso, na cerimônia de premiação após a vitória de 86 a 71 sobre o Canadá na final do basquete masculino, realizada no sábado (25), o lugar mais alto do pódio ficou com um lugar sobrando. O ala-pivô Marcus Toledo, último na fila de jogadores, desceu e foi até o fundo da quadra tentar levar o técnico Rubén Magnano. Mas foi impedido pela organização, já que apenas jogadores poderiam estar no pódio segundo o protocolo da competição. Como sobrou uma medalha de ouro, Marcus Toledo acabou recebendo duas em uma cena bastante estranha e curiosa. Ele escutou o hino nacional com os dois ouros no pescoço. Mas logo depois o jogador desceu do pódio, foi atrás do treinador argentino e o presenteou com o valioso objeto. O gesto partiu do camisa 15. Mas ele representava todo o grupo. E emocionou o comandante.

“Como não ficar emocionado com uma atitude dessa (dos jogadores)? Os jogadores me deram a medalha de presente. É muito difícil falar com palavras essa sensação. Me sinto muito orgulhoso. Sei que eles são a matéria-prima. Mas me sinto um pouco responsável pela vitória”, disse Magnano.

Além da medalha, Magnano também ficou com o mascote Pachi, que é entregue a todos os atletas que sobem ao pódio nos Jogos Pan-Americanos. Conhecido pelo aspecto mais fechado, o treinador era só sorriso na comemoração.

“É como um obrigado celestial. Um obrigado muito grande do Brasil. Posso colocar essa conquista tranquilamente entre as grandes vitórias da minha carreira. É um gesto único, com muita simplicidade. E eles tiveram muita consideração para me entregar essa medalha”. 

 a primeira medalha "original" que o treinador terá em sua coleção. Em competições internacionais com a chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI) e seus afiliados, como é o caso da Odepa, organizadora dos Jogos Pan-Americanos, os treinadores não recebem medalhas. Apenas os jogadores. Campeão olímpico em 2004 com a Argentina, por exemplo, Magnano ganhou uma réplica feita por um jogador posteriormente.

“Tenho medalha olímpica, mas não a original feita pelo Comitê Olímpico. Só uma réplica. Um jogador da seleção argentina mandou fazer uma e me deu de presente. Por isso essa é especial. Tenho um lugar na minha casa para todos os meus troféus e medalhas. Com certeza essa vai ficar em um lugar muito especial lá na minha casa”.

Dono do gesto, Marcus Toledo elogiou o treinador argentino e destacou a sua importância para o grupo e o crescimento do basquete brasileiro nos últimos anos.

“Ele realmente merece a medalha, é um grande comandante. Foi uma forma de o grupo agradecer a ele por nos guiar para esse caminho vitorioso. Era isso que o basquete brasileiro precisava para voltar a vencer”, disse.

No último Pan, em Guadalajara, o Brasil havia ficado em quinto lugar. Mesmo com uma seleção sem grandes estrelas, Ruben Magnano conseguiu reunir um grupo competitivo, que entendeu a filosofia do treinador de muita marcação e um jogo coletivo. Passeou pelos adversários e só teve dificuldade na semifinal contra a República Dominicana.

O próximo compromisso da seleção brasileira agora será a Copa América, que vai classificar para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. A competição será disputada na Cidade México, a partir de 31 de agosto. Caso a Federação Internacional de Basquete (FIBA) não confirme a vaga direta para o Brasil na reunião do dia 7 de agosto, em Tóquio (JAP), a seleção vai precisar ficar em primeiro ou segundo do torneio para se classificar. 

Foto: Inovafoto

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar