Últimas Notícias

Alison e Bruno Schmidt vencem em Yokohama; Agatha e Barbara levam a prata no feminino


Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) seguem imparáveis no Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Com vitória incontestável sobre os canadenses Chaim Schalk e Ben Saxton por 2-0 (21/15, 21/15), os brasileiros comemoram o título da etapa de Yokohama, na tarde do domingo (26) japonês. Foi o terceiro título consecutivo da dupla, que de quebra assumiu a ponta do tour mundial.

A dupla embalou e venceu o Campeonato Mundial, na Holanda, e em seguida o Major Series de Gstaad, na Suíça, completando a ‘trinca’ no título japonês. Com o ouro de ‘Mamute’ e Bruno, o Brasil alcança 21 medalhas na atual temporada do Circuito Mundial. Alison agora possui 15 ouros, 13 pratas e 11 bronzes nas etapas internacionais, enquanto seu parceiro soma seis ouros, seis pratas e quatro bronzes.

Além de assumirem a liderança do Circuito Mundial 2015, com 4.120, eles encostam na liderança da corrida olímpica brasileira. Pedro Solberg e Evandro (RJ) permanecem em primeiro, com 3.200 pontos, enquanto Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) estão na segunda posição, com 3.120 (veja a lista completa abaixo).

Apaixonados por beisebol, futebol e sumô, os habitantes de Yokohama mudaram a rotina do final de semana para acompanhar um esporte que é pouco conhecido no Japão, o vôlei de praia. A animação dos japoneses, que não recebiam o torneio masculino há 20 anos e o feminino há seis, contagiou os atletas brasileiros que não desistiram de nenhuma bola desde o início da partida.

Cercados de centenas de olhares curiosos, Alison e Bruno Schmidt abriram boa vantagem no início da partida e se mantiveram na liderança do marcador durante todo o tempo, fechando o primeiro set pela parcial de 21 a 15.

A entrada de Volley Boo, mascote local, e das garotas de Tóquio, no intervalo, animou a torcida e pareceu ter contagiado também a dupla canadense, que iniciou o segundo set na frente. Com Bruno Schmidt implacável nas defesas e no saque, a dupla brasileira se recuperou e confirmou a excelente campanha com mais uma vitória, sagrando-se campeã invicta do torneio, repetindo o placar de 21 a 15.

"Para nossa sorte neste fim de tarde a temperatura caiu um pouco, ventou bastante e não nos castigou tanto como nas semifinais. O Bruno teve um excelente desempenho na decisão, com boas defesas e saques, o que ajudou a colocar nossa estratégia em prática e conquistar a vitória", resumiu Alison, após receber a medalha de ouro de Kenji Kimura, presidente da Associação Japonesa de Voleibol.

Já Bruno Schmidt, autor da cortada que deu o novo troféu à dupla, destacou as dificuldades extras que o Grand Slam de Yokohama apresentou. "Este foi um dos torneios mais duros que já disputei. Além das dificuldades dentro de quadra, comemorei muito o título por termos conseguido vencer a insônia, este fuso horário que dificulta e o forte calor que fez durante toda a competição", analisou.

Horas antes, pelas semifinais, eles haviam vencido os austríacos Clemens Doppler e Alexander Horst por 2 sets a 0 (21/14, 21/18), em 38 minutos. Na disputa de bronze, os próprios austríacos levaram a melhor sobre os russos Konstantin Semenov/Viacheslav Krasilnikov, completando o pódio masculino da etapa.


A paranaense Ágatha e a carioca Bárbara Seixas lutaram, mas acabaram superadas pelas alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst por 2 sets a 0 (parciais de 14/21 e 17/21) e ficaram com a prata na etapa de Yokohama, no Japão. Os times brasileiros haviam vencido as últimas sete paradas do tour internacional e a dupla medalha de prata lidera o ranking geral.

Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) somaram sua quinta medalha na temporada, três de ouro e duas de prata. Ao todo, a paranaense, eleita melhor jogadora do Campeonato Mundial da Holanda, possui 13 medalhas nas etapas internacionais, mesmo número total de Bárbara. A campanha da dupla no Japão contou com seis vitórias e somente a derrota da final. Foi também a 21ª medalha do Brasil no Circuito Mundial 2015.

Com o resultado, Ágatha e Bárbara somam mais 720 pontos no ranking do tour mundial e abrem vantagem na corrida olímpica brasileira por uma vaga aos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Elas aparecem em primeiro, com 3.560 pontos, seguidas por Larissa e Talita (PA/AL), que somam 3.240 ponto (veja a classificação completa abaixo). Além disso, o time recebe uma premiação de 43 mil dólares pelo vice-campeonato.

Nas cinco vezes que chegaram às semifinais, as brasileiras levaram alguma medalha nesta temporada. Além disso, com 44 vitórias e apenas seis derrotas no tour 2015, elas possuem um incrível aproveitamento de triunfos de 86% das partidas disputadas.

Após a final Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) comemoraram como nunca a quinta medalha conquistada em etapas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, com o novo pódio do Grand Slam de Yokohama, neste domingo.

"Para ser bem sincera pensei em nem entrar para a partida. Durante todo o torneio estava bastante cansada, com um nível de desgaste alto. Por entrar para a final exausta, até posso dizer que para nós a prata teve gosto de ouro" revelou Ágatha após a decisão em Yokohama.

Após uma jornada que durou 70 dias corridos, entre as etapas do Circuito Mundial na Europa e o Grand Slam de Yokohama, na Ásia, a dupla finalmente retornará ao Brasil, onde irá se preparar para a etapa de Longe Beach, nos Estados Unidos, ambos disputados em agosto.

"Em primeiro lugar, agora só queremos poder voltar para a casa. Abriremos mão da disputa da etapa de Brasília para focarmos na nossa prioridade, que é o Circuito Mundial e a Corrida Olímpica para os Jogos do Rio de 2016", concluiu Bárbara, entusiasmada em poder retornar para rever os amigos e familiares.

Foto: FIVB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar