Últimas Notícias

Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem espera reacreditação da WADA


Em março de 2015 o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD/Ladetec) recebeu da Agência Mundial Antidopagem (AMA, ou Wada, na sigla em inglês) a certificação para análise de sangue para passaporte biológico de atletas. Essa autorização deixou o governo brasileiro confiante na obtenção da reacreditação para o laboratório voltar a fazer testes de controle de dopagem. A decisão da Wada-AMA sobre a reacreditação será tomada no próximo dia 13 de maio, em Montreal (Canadá), durante reunião de seu Conselho de Fundadores. Se for reacreditado, o LBCD já poderá fazer análise de amostras para controle antidopagem dos eventos-teste para os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos de 2016, a partir de julho.

Novo prédio
O LBCD/Ladetec pertence ao Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ) e já está funcionando no novo prédio desde o início de agosto de 2014. As novas instalações, assim como as antigas, também se localizam na Ilha da Cidade Universitária da UFRJ, zona norte da cidade.

O LBCD faz parte do Ladetec, que congrega vários outros laboratórios satélites do Instituto de Química da Universidade. Criado em 1989, o laboratório de controle de dopagem era denominado Lab Dop e agora foi renomeado para LBCD. As novas instalações comporão um conjunto de prédios do Polo de Química que serão erguidos na UFRJ. O Bloco C – onde fica o LBCD – foi o primeiro a ser construído, em virtude da proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016.

As obras começaram em fevereiro de 2013 e a construção foi feita por etapas. A ala onde já está funcionando o laboratório ficou pronta em julho de 2014, mesmo mês em que começaram a ser transferidos os equipamentos e as equipes que trabalhavam no prédio antigo.

A outra ala está em fase de conclusão e vai abrigar os demais laboratórios do Ladetec-IQ/UFRJ: Laboratório de Análise de Proteínas e Sangue, Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo, Laboratório de Geoquímica Orgânica Molecular e Ambiental, Laboratório de Preparação de Colunas Capilares e Cromatografia, Laboratório de Espectrometria de Massas, Laboratório de Calibração, Laboratório de Análises Geoquímicas e Laboratório de Análise de Resíduos. Portanto, reiterando, o controle de dopagem é apenas uma das áreas desenvolvidas pelo Ladetec, que é composto por vários laboratórios.

O laboratório (antes chamado de Lab Dop) funcionou por 24 anos (1989 a 2013) e teve acreditação durante 11 anos, entre 2002 e 2013. Foi o primeiro laboratório da América Latina e do Caribe a obter credenciamento – do Comitê Olímpico Internacional (COI) e posteriormente da Wada-AMA – para testes de dopagem.

Reacreditação
O processo de reacreditação do LBCD começou em agosto de 2014 e seguiu um calendário determinado pela Agência Mundial. Após um teste pré-probatório, seguiu-se o período probatório, com quatro lotes de amostras enviadas pela Wada-AMA e três visitas de auditoria da agência, além de consultoria de especialistas estrangeiros. Os testes, com amostras “cegas”, serviram para os profissionais do laboratório demonstrarem a qualificação de seus procedimentos de trabalho e aperfeiçoarem o controle da qualidade das análises. Esse processo foi importante para comprovar capacidade técnica e operacional para fazer os testes conforme os requisitos internacionais.

Durante o Rio 2016, o laboratório vai funcionar 24 horas, sete dias por semana, em todo o período de competições dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos. Ainda não há um número determinado de análises a serem feitas. Pode-se tomar Londres como parâmetro: lá foram feitos 5,5 mil testes nos Jogos Olímpicos e 1,5 mil nos Jogos Paraolímpicos.


Foto: ME/Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar