Últimas Notícias

Torneio Cidade de Brasília - China empata com a Argentina e fica em 3º lugar


Por Gustavo Rodrigues Vargas

China e Argentina fizeram a disputa do terceiro lugar neste domingo, uma partida que abriria o quarto e último dia de jogos do Torneio de Brasília de Futebol Feminino. De melhor campanha, as orientais jogavam por um empate para obter o posto. Para as sul-americanas, restava a difícil tarefa de vencer a seleção sensação do torneio, mas que sucumbiu a uma atuação maravilhosa do Brasil na última quinta-feira. Apesar de ter chamado a atenção durante boa parte dos jogos, foi uma China previsível na primeira etapa. Mantinha a posse de bola, mas não conseguia ter velocidade para superar a defesa argentina, que se defendia com pelo menos nove jogadoras. Gu Yasha, meia de boa movimentação e velocidade, mas expulsa na partida anterior contra o Brasil, poderia ser essa peça.

A falta de uma jogadora assim fez com que o técnico Hao Wei mexesse ainda no final da primeira etapa, colocando a atacante Tang Jiali no lugar da meia Han Peng, mais uma vez apagada quando começa a partida. A argentina Laurina Oliveros foi uma das principais peças do primeiro tempo. Nos poucos lances em que a China conseguia levar vantagem sobre a defesa sul-americana, geralmente nos chutes de fora da área, esbarrava nas defesas da goleira. A estreante Li Ying, que fez sua primeira aparição como titular no torneio, obrigou Oliveros a defender um chute forte e rasteiro extremamente perigoso. Por outro lado, a goleira Wang Fei foi mera espectadora da partida. No primeiro tempo, a Argentina não teve qualquer oportunidade de gol, tanto que as laterais do time de Hao Wei subiam para o ataque ao mesmo tempo, deixando apenas duas ou três chinesas no setor de defesa. A China quase abriu o placar no final da primeira etapa, mas a volante Camila Gómez salvou um cabeceio sobre a linha do gol, com a goleira Oliveros já batida.

No segundo tempo, a chuva atrapalhou o plano das chinesas. Tecnicamente mais forte do que a Argentina, a seleção oriental visivelmente acabou prejudicada pela condição do gramado do estádio Mané Garrincha, tomado por algumas poças devido à forte chuva que deu as caras em Brasília no meio da tarde. Com isso, a Argentina passou a se soltar mais. Pela primeira vez no torneio, conseguiu atacar com frequência uma seleção adversária. A melhor chance veio em um erro da goleira Wang Fei, que soltou a bola na pequena área. Porém, o ataque sul-americano não conseguiu mostrar eficiência no rebote, e a China se safou do perigo. Com o passar do tempo e o término da chuva, as condições do gramado melhoraram, e as orientais novamente passaram a tomar conta do jogo, mesmo sem o toque de bola característico e a movimentação. A melhor oportunidade veio já no final do jogo, com um chute de fora da área de Li Ying que acertou a rede do lado de fora.

O resultado de 0x0 entre as duas seleções fez com que a China, de melhor campanha na fase de grupos, mantivesse o terceiro lugar. A Argentina terminou na lanterna, sem ter marcado ao menos um gol. Em compensação, conseguiu o seu pontinho de honra na tarde deste domingo. Para as sul-americanas, um teste e um começo de trabalho sob o comando de Jorge Olarticoechea, recém anunciado pela Federação local. Para a China, serviu como um bom treinamento para a Copa do Mundo do ano que vem, a acontecer no Canadá. A seleção oriental terá duros confrontos contra a anfitriã, Nova Zelândia e Holanda.

China (4-2-3-1): 12-Wang Fei; 5-Wu Haiyan (C), 3-Wang Shanshan, 4-Lu Jiayue, 2-Liu Shanshan; 19-Tan Ruyin (16-Lei Jiahue 80min), 23-Ren Guixin (11-Zhao Rong 65min); 18-Han Peng (24-Tang Jiali 45min), 25-Zhang Rui, 15-Wang Shuang (14-Goa Qi 50min); 10-Li Ying.
Técnico: Hao Wei.

Argentina (4-2-3-1): 12-Laurina Oliveros; 3-Noelia Espíndola, 16-Cecilia Ghingo, 4-Agustina Barroso (C), 7-Débora Molina (19-Luana Muñoz, 80min); 2-Florencia Quiñones (18-Karen Venica 80min), 13-Camila Gómez; 15-Yael Oviedo, 11-Florencia Bonsegundo, 9-Soledad James (14-Daniela Kippes 63min); 8-Mariana Larroquete.
Técnico: Jorge Olarticoechea.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar