Últimas Notícias

Empresas se unem para assinar pacto que fiscalizará uso de verba no esporte


Dezessete grandes empresas públicas e privadas, que juntas investem cerca de R$ 550 milhões por ano nas confederações nacionais esportivas, se uniram e devem assinar um pacto em abril de 2015 para fiscalizar o uso das verbas e das condutas das entidades, segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

Entre as organizações envolvidas está o Banco do Brasil, que na última semana suspendeu o patrocínio à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que já durava mais de duas décadas, por conta de irregularidades na entidade apontadas pela Controladoria-Geral da União (CGU).

A intenção das corporações é fiscalizar, unificar e estabelecer regras de gestão mais rigorosas e transparentes para que sejam aplicadas nas confederações que recebem os investimentos. A supervisão do processo ficaria a cargo de uma governança ainda não definida, mas que se autorregularia.

Ainda de acordo com a reportagem, o pacto inédito, segundo as empresas, tem sido discutido em reuniões periódicas. Três deles já ocorreram e um definitivo deve acontecer em janeiro. A previsão é que a assinatura aconteça em abril do próximo ano.

Os itens discutidos teriam base na lei anticorrupção, que vigora desde janeiro deste ano, e nas alterações de 2013 da Lei Pelé - que limitam mandatos de cartolas, determinam regras de transparência e obrigam maior participação de atletas em decisões das entidades esportivas.

As empresas que fazem parte do acordo são: Adidas, Ambev, Banco do Brasil, BRF, Correios, Itaú, McDonald's, Nestlé, Nike, Nissan, P&G, Oakley, Pão de Açúcar, Tetra Pak, Volkswagen, Construtora Passarelli e Bradesco.

As organizações investem em confederações como as de futebol (CBF), vôlei (CBV), judô (CBJ), esportes aquáticos (CBDA), tênis (CBT), futsal (CBFS), handebol (CBHb), atletismo (CBAt), entre outras. E competições como a Copa do Mundo da Fifa e os Jogos Olímpicos.

Foto: David Abramvezt
Fonte: globoesporte.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar