Últimas Notícias

Partidas de futebol serão realizadas mais em outras sedes do que no Rio


As competições masculinas e femininas de futebol nos Jogos Olímpicos Rio 2016 terão jogos realizados em outras cidades brasileiras, devido a quantidade de jogos e necessidade de mais campos. Além do Rio de Janeiro, as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador receberão os jogos, na disputa do futebol.

O fato interessante é que dos 58 jogos, somadas disputas masculinas e femininas, o Rio será o que receberá a menor quantidade de jogos, empatados com Salvador, com 8 jogos. As outras três cidades receberão 14 jogos cada.

Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, é a possível sede dos Jogos em São Paulo
(Foto:Michel Castellar/Lance!Net)


Uma grande diferença, quando se comparado à Copa do Mundo é a agenda da competição. São Paulo, por exemplo, receberá sete rodadas duplas ao longo das competições (intercalando uma partida de cada sexo por dia),  enquanto na Copa, foram realizados 6 jogos na cidade num período de 30 dias.

JOGOS
As rodadas da fase classificatória e das quartas de final serão todas jogadas fora do Rio, enquanto a fase final das competições (semifinais, disputas de terceiro lugar e as finais) serão todas na sede dos Jogos em 2016.

 O calendário ainda não oficial estabelece que devido todo o programa olímpico de competições, para que haja tempo para a realização dos jogos, é necessário que as disputas de futebol se iniciem dois dias antes da cerimônia de abertura. Porém, este calendário oficial deverá sair ainda em Novembro deste ano.

ESTÁDIOS
Os estádios para a realização dos jogos estão praticamente acertados. Na capital, Brasília, os jogos serão realizados no Estádio Mané Garrincha; Em Salvador, as partidas serão disputadas na Arena Fonte Nova; na capital mineira,Belo Horizonte, será no Estádio do Mineirão; no Rio, os jogos  das fases finais serão realizados no Estádio do Maracanã.

Em São Paulo, ainda há uma indecisão. O estádio do São Paulo F.C. , Morumbi, é o principal pretendente. Mas, além dele, o estádio construído para a Copa do Mundo em Itaquera (Arena Corinthians) tem um alto potencial para receber os jogos. Outro candidato seria o estádio do Palmeiras que está sendo construído na Barra Funda. Tal decisão deverá ser tomada nos próximos meses pela organização, em parceira com a FIFA, que também está encarregada pelo gerenciamento dos jogos.

BRASIL NOS JOGOS
O Brasil, por ser sede dos Jogos Olímpicos em 2016, tem vaga garantida tanto no masculino quanto no feminino. Em ambos, o Brasil busca uma medalha de Ouro inédita.

No masculino, este tabu nos persegue desde o início das realizações dos Jogos Olímpicos. Mas o impactante é uma seleção pentacampeã mundial não ter conseguido um Ouro ainda, apesar de ter disputado já 3 finais, inclusive a última, perdendo para a seleção do México.Já no  feminino, a luta também persiste, apesar das disputas no sexo terem iniciado apenas nos jogos de Atlanta 1996. Na última edição, o Brasil perdeu já nas quartas-de-final.



Fonte: folha.uol.com.br

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar