Últimas Notícias

Guia do Mundial de Basquete Feminino 2014


Começa amanhã, dia 27 na Turquia, a décima sétima edição do campeonato mundial de basquete feminino. Os Estados Unidos, maiores vencedores com 8 conquistas, buscam o nono título. Brasil e Austrália são as únicas seleções além das americanas, que tem um titulo mundial. A extinta União soviética, teve 6 conquistas.

Os jogos serão disputados em dois ginásios em Istambul( Ulker Sports Arena, com capacidade para 13 mil pessoas e Abedi Sperci Spor Salonu com capacidade para 11 mil pessoas) e um ginásio em Ankara (Ankara Arena, com capacidade para 10.400 pessoas) e terá como grande novidade o aumento da área do garrafão de da linha dos 3 pontos, que de 6,60m, vai pra 6,75m.

Curiosidades:

- O Brasil é a seleção que mais marcou pontos em uma só partida: 143, contra a Malásia em 1990.
- A partida com a maior margem de pontos foi entre Malásia 14 x 119 Austrália, no mundial de 1979. 105 pontos!
- A partida com mais prorrogações na história dos mundiais foi entre Cuba 59-69 Paraguai, no mundial de 1953, com duas prorrogações
- A União Soviética conseguiu a proeza de ficar 56 partidas sem perder, entre os mundiais de 1959 e 1986

- Hortência é a maior cestinha da história dos mundiais com 930 pontos. Em segundo lugar, outra brasileira: Janeth, com 750 pontos

- Hortência também detém o recorde de pontos em uma só partida, com 46 pontos diante da Iugoslávia em 1983

- As recordistas de participações em mundiais com 5 participações são: Hortência,Janeth, Helen Luz e Alessandra (Brasil), Yamile Calderón, Dalia Hernadez e Maria Elena Molinet (Cuba) e Robin Mayer (Austrália). Adrianinha entrará para esse grupo disputando o seu quinto mundial.


Fórmula de disputa

As dezesseis seleções foram divididas em quatro grupos de quatro seleções. A campeã de cada grupo garante vaga nas quartas de final. Já os segundos e os terceiros de cada grupo se enfrentam em uma espécie de oitavas de final, no seguinte esquema:

C2 X D3 - o vencedor enfrenta o 1º do grupo A
D2 X C3 -  o vencedor enfrenta o 1º do grupo B
A2 X B3 -  o vencedor enfrenta o 1º do grupo C
B2 X A3 -  o vencedor enfrenta o 1º do grupo D


Grupos

Grupo A

Brasil


Ranking FIBA: 7º

Participações: 16
Melhor participação: Campeão em 1994
Como se classificou: Terceiro na Copa América
Posição no último mundial: 9º lugar
Principal jogadora: Érika, pivô do Atlanta Dream


O Brasil tenta se renovar, após uma atuação ruim nos jogos de Londres. Pra isso, jovens jogadoras como Débora, Tainá, Patrícia, Clarissa,Isabela Ramona e Damiris foram mescladas com as experientes e craques Adrianinha e Érika. Com isso, o Brasil não espera disputar o título, mas ao menos fazer uma campanha boa, que descubram novas jogadores com capacidade de comandar essa seleção já para os jogos do Rio em 2016. Damiris e Clarissa são bons nomes que podem brilhar nesse mundial. Um top 8 já seria um bom resultado para o Brasil, mais do que isso seria incrível.


República Tcheca

Ranking FIBA:4º
Participações:3
Melhor participação: Vice em 2010
Como se classificou: 6º no Eurobasket
Posição no último mundial: 2º
Principal jogadora:Eva Viteckova, ala do USK Praga


A República tcheca vai tentar repetir o vice campeonato de 2010, mas as coisas parecem ser difíceis. A geração tcheca está mais envelhecida, quase não se classifica para o mundial, mas a esperança é de fazer um bom campeonato, apesar do grupo difícil que ficou. Eva Viteckova será fundamental para o sucesso da seleção tcheca e vai ter a ajuda de Michaela Stejskalova, outra exímia arremessadora, para ao menos chegar ao top 8 e lutar pra ficar entre os quatro melhores novamente, mas as coisas serão bem mais difíceis.

Japão

Ranking FIBA:18º
Participações: 10
Melhor participação: Vice em 1975
Como se classificou: Campeão asiático
Posição no último mundial: 10º
Principal jogadora: Yuka Mamiya, pivô do JX Sunflowers

O Japão calhou de cair em um grupo muito difícil, e não sabe se passará de fase. Mas vai lutar por isso, pois é a melhor equipe asiática, que conta com um bom garrafão, com Yuka Mamiya e Ramu Tokashiki, pode dar trabalho. Mas se dará trabalho o suficiente para conseguir ao menos uma vaga nas oitavas de final, só vendo pra crer no jogo rápido japonês.

Espanha

Ranking FIBA: 6º
Participações:6
Melhor participação: 3º lugar em 2010
Como se classificou: Campeão do Eurobasket
Posição no último mundial: 3º
Principal jogadora: Sancho Lyttle, pivô do Atlanta Dream


A Espanha vem confiante em conseguir um bom resultado no mundial. Ficou em 3º em 2010 e repetir o resultado é um objetivo plausível, ou até chegar em segundo.Sua seleção tem mescla de experientes jogadores com jovens valores, comandadas por sua melhor jogadora, Sancho Lyttle, depois de desequilibrar no Eurobasket de 2013, é a esperança. Ficar entre os quatro melhores é possível, e abaixo disso é vexame pra boa seleção espanhola


Grupo B

Canadá

Ranking FIBA: 9º
Participações:9
Melhor participação: 3º lugar em 1979 e 1986
Como se classificou: Vice Campeão da Copa América
Posição no último mundial: 12º
Principal jogadora: Kim Gaucher, ala armadora do Arras-FRA


A seleção canadense vai tentar melhorar o seu resultado do último mundial. E pra isso conta com o que tem de melhor, Tamara Tatham, Courtnay Pilypaitis e Kim Gaucher, um trio de respeito que será responsável pelo os pontos.A Seleção canadense, também pensa no futuro e traz duas jogadoras de 18 anos, que deverão ganhar mais experiência para as próximas competições. A esperança é ficar entre as oito melhores seleções, o que é possivel, se todas as jogadoras estiverem em seu melhor

França

Ranking FIBA:5º
Participações:9
Melhor participação: 3º lugar em 1953
Como se classificou:Vice campeã do Eurobasket
Posição no último mundial: 7º
Principal jogadora: Celine Dumerc, armadora do Bourges-FRA


A seleção francesa, que rmanter o bom momento. Depois da prata em Londres, o vice no último EuroBasket, a vontade da seleção francesa é ser vice mundial. E pra isso terá adversários duros, e o principal é a seleção espanhola. Mas se as francesas, comandadas por Celine Dumerc, a Tony Parker de saias, venceram até a imbatível seleção americana em um amistoso recentemente, o vice ou até sonhar com o título, afinal, se já venceram os Estados Unidos uma vez, quem sabe conseguem de novo?


Moçambique


Ranking FIBA:38º
Participações:1
Melhor participação: Estreante
Como se classificou: vice campeã africana
Posição no último mundial:-
Principal jogadora: Leia Dongue, pivô do 1º de Agosto-ANG

A Seleção moçambicana, já conseguiu o grande feito de se classificar pela primeira vez ao mundial, superando boas seleções no cenário africano, como a seleção de Mali. Mas não se pode esperar muito dessa seleção, que deverá ser com certeza a lanterninha do grupo. Perdendo de pouco, estará no lucro. Leia Dongue é uma das esperanças de Moçambique ter uma participação honrosa.

Turquia

Ranking FIBA: 13º
Participações:1
Melhor participação:estreante
Como se classificou: País sede
Posição no último mundial
Principal jogadora: Nevriye Yilmaz, pivô do Galatasaray


A Turquia sedia o mundial e estreia na competição com a sua melhor geração. Por isso as chances da seleção fazer um bom papel são boas, mesmo com o desfalque importante de Kuanitra Holingsworth, mas terá a presença da super pivô Nevriye Yilmaz. A torcida apaixonada poderá fazer um grande papel, assim como fez no mundial masculino, quando a Turquia foi vice campeã. Será possível? Talvez, mas ficar entre os oito será um grande feito para a seleção turca.



Grupo C


Austrália

Ranking FIBA: 2º
Participações:14
Melhor participação: Campeã em 2006
Como se classificou: Campeã da Oceania
Posição no último mundial: 5º
Principal jogadora: Penny Taylor, armadora do Phoenix Mercury


A Austrália vai tentar brilhar, mas vem com dois sérios desfalques. Lauren Jackson e Liz Cambadge, contundidas, enfraquecem muito o garrafão australiano e dificulta os objetivos da seleção, que dependerá muito de Penny Taylor. Então, ficar entre a soito melhores será um bom resultado para esse time enfraquecido. Se chegar mais longe, será ótimo, mas o top é um objetivo realista

Bielorrússia

Ranking FIBA:10
Participações: 2
Melhor participação:4º em 2010
Como se classificou: 5º lugar no Eurobasket
Posição no último mundial: 4º
Principal jogadora: Yelena Leuchanka, Pivô do Connecticut Sun


A Bielorrússia quer manter a sua regularidade de  estar sempre ficando entre os 5 melhores nos campeonatos que disputa. Pra cima, aposta no seu trunfo de ter uma equipe alta, comandada pela pivô da WNBA Yelena Leuchanka, no grupo vai disputar a hegemonia com uma enfraquecida Austrália e pode até ser que as bielorrussas garantam ao menos sua vaga entre as 8 melhores seleções do mundial


Cuba

Ranking FIBA: 14º
Participações:10
Melhor participação: 3º lugar em 1990
Como se classificou: Campeã da Copa América
Posição no último mundial: Não participou
Principal jogadora: Yamara Amargo, armadora do Sancti Spiritus


Cuba espera surpreender nesse mundial, como surpreendeu na Copa América, quando se sagrou campeã. Com uma equipe experiente, essa é grande chance de Cuba chegar ao menos nas oitavas de final. Pra isso, vai disputar com a Coréia do Sul pra isso. Yamara Amargo, Leidis Oquendo, Clenia Noblet e cia vão ter que estar no seu melhor pra brilhar nesse mundial e não disputar somente 3 jogos.


Coréia do Sul

Ranking FIBA:11º
Participações: 13
Melhor participação:vice campeã em 1967 e 1979
Como se classificou: vice campeã asiática
Posição no último mundial: 8º
Principal jogadora: Kim Soo Yeon, pivô do KB Stars

A Coreia do Sul aposta na juventude para fazer bonito no mundial. Com uma média de 22 anos, a seleção coreana busca dar experiência a sua seleção, e abandona o seu estilo de jogadoras baixas e transição rápida. Agora, o time tem jogadoras altas, inclusive uma de 15 anos e 1,95m, que é considerada um fenômeno: Park Ji Su, que poderá uma grandes jogadoras dominantes na Ásia muito em breve. Vamos ver como será sua participação na seleção adulta. Vencendo Cuba e garantindo um lugar nas oitavas de final, ou até nas quartas repetindo o resultado de 2010.

Grupo D

Angola

Ranking FIBA:20º
Participações: estreante
Melhor participação:-
Como se classificou: Campeã africana
Posição no último mundial:-
Principal jogadora: Nacissela Mauricio

Angola vem carimbada como Campeã africana, mas sabe que as coisas não serão fáceis, principalmente caindo no grupo do Estados Unidos. Mas sua briga vai ser com a China, que vem cambaleando ultimamente. Pra vencê-las, Nacissela Mauricio vai comanda rum grupo de jovens jogadoras para surpreender e pega uma das vagas nas oitavas de final.

China

Ranking FIBA: 8º
Participações: 7
Melhor participação: vice campeã em 1994
Como se classificou: 3º lugar no campeonato asiático
Posição no último mundial: 13º
Principal jogadora: Gao Song, ala-pivô do Zheijang Far East


A China, de potência asiática, anda cambaleando e tendo resultados ruins. Quase fica de fora desse mundial, mas se classificou e aposta tudo em um dos seus ponto fortes: Jogadoras altas. Gao Song desponta como a nova estrela chinesa, e tem como companhia Zhang Liting, pivô de 1,98m de 20 anos que tentará dominar o garrafão nos jogos da China nesse campeonato. Passando da primeira fase, já é ótimo pra China, pra mostrar que os tempos de maus resultados ficaram para trás.

Sérvia

Ranking FIBA:32º
Participações:1
Melhor participação: 12º em 2002
Como se classificou:4º lugar no Eurobasket
Posição no último mundial: Não disputou
Principal jogadora: Jelena Milovanovic ala-pivô do Dínamo Kursk


A Sérvia vem como uma força emergente do basquete feminino europeu. E elas esperam ter o mesmo sucesso que a seleção masculina teve. Embora as sérvias já tenham que enfrentar os Estados unidos na primeira fase. e a Luta será ficar em segundo no grupo e quem sabe ficar entre as oito melhores na competição. Pra isso, Jelena Milovanovic, e as irmãs Ana e Milica Dabovic (esta segunda, candidata a musa)vão ter que dar o melhor de si. e as chances de ficar entre os oito são boas.

Estados Unidos

Ranking FIBA:1º
Participações:16
Melhor participação: Campeã em 1953,1957,1979,1986,1990,1998,2002,2010
Como se classificou: Campeã olímpica
Posição no último mundial: 1º
Principal jogadora: Sue Bird, armadora do Seattle Storm


Aqui estão as francas favoritas. A seleção norte americana tem tudo para ganhar seu nono título em 17 edições do mundial.  E a seleção vem com oque tem de melhor.Diana Taurasi Lindsey Whalen, Seimione Augustus e Sue Bird e seu talento característico, e novos valores já pensando na renovação desse elenco. E uma jogadora que promete dar show. Brtiney Grinner, com 2,03m, vai dar show de enterradas, assim como ela faz na WNBA. Uma derrota para a França em um amistoso, ligou o alerta do time, que deve entrar ligados, pra não vacilar e ter uma zebra histórica na Turquia.


Amanhã, na primeira rodada, teremos as seguintes partidas

Moçambique X Canadá
Cuba x Austrália
Japão X Espanha
Coréia do Sul X Bielorrúsia
Turquia X França
Sérvia X Angola
Brasil X República Tcheca
China X Estados Unidos

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar