Últimas Notícias

Guia do Mundial Masculino de Vôlei 2014 - Regulamento, história e os ginásios


É a seleção brasileira contra todos. A renovada equipe comandada por Bernardinho é a atual tricampeã do Campeonato Mundial Masculino de Vôlei, e terá a oportunidade de chegar ao tetra, marca nunca antes alcançada por nenhum outro país. Neste guia, você terá a oportunidade de ler mais sobre as 23 seleções que buscam desbancar o Brasil no topo do mundo, e é claro, as informações sobre o time brasileiro, o novo regulamento da competição, os locais de competição - tem até estádio de futebol na lista - e muito mais.

O Mundial de Vôlei tem uma grande importância, afinal, é o principal torneio da modalidade, com exceção dos Jogos Olímpicos. São 24 seleções de todos os continentes que buscam surpreender ou manter seu status de grande equipe. Pode se dizer que essa competição pode ajudar a medir favoritos e os jogadores que podem desequilibrar no Rio de Janeiro, em 2016. E é assim que abrimos o guia, convidando o leitor a conferir tudo sobre a competição mais importante do vôlei mundial e torcer conosco acompanhando todos os lances de perto, no tradicional diário que o Surto faz de todas as principais competições.

Hoje, como um 'esquenta', traremos uma prévia com os locais de competição e também, o historial da competição, com todos os campeões de sempre, além do regulamento.

Continuam os 24 times, mas com novas mudanças
Divulgação/FIVB
Os campeonatos mundiais de vôlei sempre tiveram um calendário bem extenso. E 2014 não é a exceção da regra. 24 seleções disputam a competição - modelo seguido desde 1970, com breve pausa de 1986 a 1994, quando tivemos 16 seleções nos mundiais do período.

O regulamento da vez é o seguinte: a primeira fase terá quatro grupos com seis equipes (em 2010, eram seis grupos com quatro equipes), num todos contra todos. As quatro melhores de cada grupo vão para a segunda fase, que foi alargado: agora são só dois grupos de oito equipes.

Os resultados da primeira fase são cumulativos; e as seleções só enfrentam as equipes que não encontraram na fase anterior (ex. Grupo A e B caem no E; mas equipes do A só enfrentam as do B e vice-versa). As três melhores equipes se classificam para a fase seguinte.

Daí, são dois grupos com três equipes, e o formato é parecido com o da fase final da Liga Mundial, triangular, com equipes divididas por suas respectivas colocações, já sorteadas. As duas melhores de cada grupo avançam para o "final four", as terceiras colocadas disputam o 5° lugar.

E as finais, disputadas em sistema mata-mata. Quem perder, disputa bronze, quem vencer, vai pra final, decidindo o campeão mundial masculino de vôlei de 2014.

União Soviética, a soberana

Seleção soviética campeã em 1949 - Autor Desconhecido

Passados quase 23 anos da dissolução da União Soviética, o antigo país ainda é a nação com maior número de títulos no Mundial Masculino de Vôlei, com seis conquistas. Das nações estabelecidas, Brasil e Itália dividem a liderança com 3 títulos.

1949 (Tchecoslováquia)
Campeão - União Soviética
Vice - Tchecoslováquia

1952 (União Soviética)
Campeão - União Soviética
Vice - Tchecoslováquia

1956 (França)
Campeão - Tchecoslováquia
Vice - Romênia

1960 (Brasil)
Campeão - União Soviética
Vice - Tchecoslováquia

1962 (União Soviética)
Campeão - União Soviética
Vice - Tchecoslováquia

1966 (Tchecoslováquia)
Campeão - Tchecoslováquia
Vice - Romênia

1970 (Bulgária)
Campeão - Alemanha Oriental
Vice - Bulgária

1974 (México)
Campeão - Polônia
Vice - União Soviética

1978 (Itália)
Campeão - União Soviética
Vice - Itália

1982 (Argentina)
Campeão - União Soviética
Vice - Brasil

1986 (França)
Campeão - Estados Unidos
Vice - União Soviética

1990 (Brasil)
Campeão - Itália
Vice - Cuba

1994 (Grécia)
Campeão - Itália
Vice - Holanda

1998 (Japão)
Campeão - Itália
Vice - Iugoslávia

2002 (Argentina)
Campeão - Brasil
Vice - Rússia

2006 (Japão)
Campeão - Brasil
Vice - Polônia

2010 (Itália)
Campeão - Brasil
Vice - Cuba

Total de títulos:
6 - União Soviética (1949, 1952, 1960, 1962, 1978, 1982)
3 - Itália (1990, 1994 e 1998) e Brasil (2002, 2006 e 2010)
2 - Tchecoslováquia (1956 e 1966)
1 - Alemanha Oriental (1970), Polônia (1974) e Estados Unidos (1986)

Tem até estádio de futebol recebendo o Mundial

O Estádio Nacional de Varsóvia, tradicional casa do futebol polonês receberá a abertura do Mundial Masculino de Vôlei neste sábado (30), a partida entre Polônia x Sérvia pelo Grupo A. A expectativa é casa cheia para a estreia da seleção da casa. Mas ficará por aí: o principal estádio do campeonato será a Spodek Arena, em Katowice, que receberá a seleção brasileira e também as semifinais e a grande final.

(clique nas fotos para tamanhos maiores)

Divulgação/FIVB

Estádio Nacional de Varsóvia
Cidade: Varsóvia
Capacidade: 62.100 lugares
Sediará: Cerimônia de abertura + Polônia x Sérvia

O Estádio Nacional de Varsóvia - principal estádio do futebol polonês - terá a honra de receber a abertura do Mundial. É o primeiro jogo em estádio aberto após 31 anos, desde o célebre Brasil x União Soviética no Maracanã, em 1983.



Autor Desconhecido
Spodek Arena
Cidade: Katowice
Capacidade: 11.500 lugares
Sediará: Grupos B, F, G e o Final Four

É o ginásio mais "importante" da competição, o lugar que sediará os jogos do Brasil na primeira fase, além da segunda e terceira fases e o Final Four. Um ginásio com um visual que parece um disco voador. Na história do vôlei, o lugar já recebeu duas finais da Liga Mundial.


Autor Desconhecido
Atlas Arena
Cidade: Lódz
Capacidade: 13.805 lugares
Sediará: Grupos E, H e a disputa do 5° lugar

Ginásio com apenas 5 anos de idade, mas que se consolida entre as principais praças do vôlei na Europa, tendo sediado dois Final Four da CEV Champions League (principal competição de clubes do continente) e várias partidas da seleção polonesa. Aparecerá a partir da segunda fase.


LodzNaNowo.pl
Centennial Hall
Cidade: Wroclaw
Capacidade: 10.000 lugares
Sediará: Grupo A e F

Com 101 anos de história, esse ginásio que inclusive é considerado pela UNESCO como "Patrimônio Cultural da Humanidade" sediará as partidas da Polônia na primeira fase. O nome é em homenagem a uma batalha acontecida 100 anos antes da inauguração, que marcou a vitória da Prússia sobre Napoleão Bonaparte.

Divulgação/FIVB
Kraków Arena
Cidade: Cracóvia
Capacidade: 15.328 lugares
Sediará: Grupo D

Apesar de ser o maior dos seis ginásios da competição, a Kraków Arena receberá apenas jogos da primeira fase, os do grupo D. Foi inaugurado recentemente, em maio de 2014, e assim como os outros, é considerado 'multiuso'.



Autor Desconhecido
Ergo Arena
Cidade: Sopot
Capacidade: 11.409 lugares
Sediará: Grupo C

Outra arena recente, que completou 4 anos no dia 18 de agosto. O ginásio já recebeu, dentre outros, o Europeu masculino de vôlei, em 2013 e o Mundial Indoor de Atletismo, no início deste ano. Sediará apenas o Grupo C, na primeira fase.




Autor Desconhecido
Luczniczka
Cidade: Bydgoszcz
Capacidade: 8.500 lugares
Sediará: Grupo E

É o menor ginásio dentre os 7 da competição. Sediará apenas algumas partidas do Grupo E, na segunda fase do Mundial. Foi inaugurado em 2003, e já recebeu jogos de Liga Mundial e do Europeu Feminino de Vôlei.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar