Últimas Notícias

Promessa do atletismo prevê ''missão impossível'', mas sonha com Rio-2016

 Líder dos rankings paulista e brasileiro no lançamento de martelo, categoria juvenil, Luis Gustavo Aguiar, de 18 anos, é uma das principais promessas da modalidade no país. O atleta de Praia Grande iniciou no atletismo com 11 anos, mas começou a praticar o esporte, onde é tetracampeão paulista e tricampeão brasileiro, três anos depois.

Prodígio no esporte, Luis Gustavo conquistou seu primeiro título estadual, batendo o recorde da categoria mirim (13 a 15 anos) com a marca de 56m40cm, justamente, no ano em que iniciava no lançamento de martelo, em 2011. Os bons resultados ajudaram a aumentar o interesse na prática da modalidade.

- Comecei a treinar atletismo bem cedo, mas passei a competir no lançamento de martelo há quatro anos. Meu treinador, Flavio Cruz, foi quem me incentivou no início e viu que tinha jeito para a modalidade. Conquistar um paulista e bater o recorde da categoria logo na minha primeira participação foi uma surpresa, pois não tínhamos muito material para trabalhar e treinávamos pouco. A conquista me deixou muito feliz e motivado.

Recordista brasileiro na categoria menor (16 a 17 anos) com a marca de 65m86cm e estadual juvenil (18 a 19) com 64m76cm, o atleta sonha ser o primeiro a representar o país em uma Olimpíada, já que o Brasil jamais atingiu o índice (75m) para modalidade, entretanto Luis sabe que a tarefa é bastante difícil e, inicialmente, faz planos para o Pan-Americano e o mundial juvenil. 

- É difícil, pois já temos bons atletas buscando o índice há três Olimpíadas. Conseguir me classificar para os Jogos do Rio de Janeiro? Seria incrível, mas penso que ainda é muito cedo. Um sonho mais próximo de acontecer é o Pan-Americano juvenil que será realizado no Canadá, em 2015. Na sequência tenho que trabalhar debaixo de sol e chuva para quem sabe disputar um mundial e, consequentemente, uma Olimpíada.    

Luis está na lista dos competidores patrocinados pelo programa Bolsa Atleta (ajuda mensal de R$ 925,00), do Governo Federal, e conta com a estrutura disponibilizada pela Prefeitura de Praia Grande para treinos. Apesar do apoio, a grande promessa do lançamento de martelo nacional fala das dificuldades enfrentadas no dia a dia. O atleta comenta, também, sobre uma clínica que realizou na Eslovênia, no último mês de maio, onde teve que arcar com todos os custos da viajem.

- O Bolsa Atleta me ajuda muito, mas necessitamos de mais apoio. Infelizmente, muitos amigos que poderiam estar disputando as principais competições do mundo, tiveram que largar o esporte por falta de patrocinadores. Recentemente participei de uma clínica com o treinador Vladimir Kevo, que foi o técnico de Primoz Kozmus, campeão olímpico em 2008. Não consegui patrocínio nem para um curso de inglês. Não fosse o Bolsa Atleta e a ajuda da minha mãe que me emprestou dinheiro, jamais teria participado dessa clínica (que teve um custo de R$ 12 mil) - revela o atleta que venceu os quatro meetings de Ptju, na Eslovênia. 

Para o treinador Flavio Cruz, 32 anos, Luis Gustavo já é um atleta que deve ser observado com bastante atenção. Flavio fala das conquistas de seu pupilo e o que espera para o futuro do talentoso Luis Gustavo Aguiar.

- Ele tem o dom do lançamento de martelo. Nós que trabalhamos com o Luis desde o início, vimos o garoto ser campeão derrubando recordes em todas as categorias. Espero que ele mantenha esse alto rendimento até chegar ao adulto, onde o recorde brasileiro é de 73m. O Luis tem potencial para alcançar o índice (75m) olímpico, mas para 2020. Ele ainda é juvenil e treina com um martelo de 6 kg, diferente da júnior e adulta que já trabalha com o martelo de 7,260 kg. Já realizamos alguns treinos com o martelo adulto, mesmo porque, a próxima competição é o Brasileiro sub-23. Eu não tenho duvidas, o Luis Gustavo já é um dos grandes nomes do atletismo nacional.

A última competição de Luis Gustavo Aguiar neste ano, foi o Campeonato Brasileiro juvenil, realizado no Paraná, em junho. Na oportunidade, ele alcançou a marca de 58m92cm, sendo superado apenas por Paulo Nickele Gonçalves Junior, do Rio Grande do Sul, que arremessou o martelo a 60m40cm. A próxima competição será o Brasileiro sub-23, em setembro, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Fonte: globoesporte.globo.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar