Últimas Notícias

Inspirado no San Antonio Spurs, Magnano quer ver "Brasil coletivo" no Mundial de basquete


A vitória esmagadora do San Antonio Spurs sobre o Miami Heat na decisão da NBA, no mês passado, só aumentou uma grande crença do técnico da seleção brasileira Rubén Magnano. Para triunfar no basquete atual é necessário fazer do jogo coletivo a grande arma de um time. A individualidade é valorizada, porém, passar a bola diversas vezes em busca de um jogador em melhor posição pode gerar mais problemas para os adversários. Com essa filosofia, o argentino iniciou nesta semana a preparação brasileira para a Copa do Mundo, entre os dias entre 30 de agosto e 14 de setembro, na Espanha.

- Desde que cheguei ao Brasil, eu pensei em um jogo coletivo e busco fazer isso. Quero ver o Brasil coletivo. A minha escola é essa. O jogo coletivo tem sido importante cada vez mais para formar times campeões. A equipe que eu tive a felicidade de dirigir e ser campeão olímpico (Argentina) era assim. Nossos jogadores da seleção brasileira têm uma formação solidária de jogo. Vamos fazer com que o jogo coletivo seja o nosso estilo no Mundial - disse Magnano.

Primeiro brasileiro campeão da NBA, o pivô Tiago Splitter, que teve papel importante na conquista dos Spurs, sabe que dificilmente a seleção brasileira vai atuar com a mesma consistência do time do Texas. Maior expoente do jogo coletivo no basquete mundial, o San Antonio conta com jogadores considerados fora de série como Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginobili. Porém, o catarinense espera que a busca incessante por um jogador bem posicionado vista no seu time seja reproduzida pelos brasileiros na Copa do Mundo da Espanha.

- Chegar ao padrão dos Spurs é muito difícil em pouco tempo. Mas espero trazer essa mentalidade para a nossa equipe. É importante jogar em grupo e esquecer o "eu". Espero ajudar, mas todos estão confiantes e sabem que essa é a única forma de ter uma seleção vitoriosa. Eu espero ajudar com a minha experiência, mas temos um grande treinador que conhece muito bem o basquete e vai saber o que vai fazer na seleção brasileira - comentou Splitter.

Para impor o estilo que espera, Magnano vai contar novamente com os principais jogadores brasileiros. Além de Tiago Splitter, Nenê, Anderson Varejão, Leandrinho, Marquinhos e Marcelinho Machado retornam à seleção após ficarem fora da Copa América do ano passado, na Venezuela, quando o Brasil protagonizou um vexame ao perder os seus quatros jogos e ser eliminado na primeira fase.

- Quando me perguntavam se tinha certeza que eles viriam, eu falava que sim, mas quando os vi entrando no hotel tive mais certeza ainda. Há um alto grau de comprometimento deles. Ainda não começamos o trabalho, mas dá para analisar a felicidade que eles têm de treinar e jogar juntos. Isso é um algo a mais muito grande - comemorou o comandante.

Fonte: globoesporte.com
Foto: David Abamvezt

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar