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30 anos de Los Angeles 1984: os Jogos que salvaram o Movimento Olímpico


Hoje, 28 de julho de 2014, é o aniversário de 30 anos da abertura dos Jogos da XXIII Olimpíada, ocorridos em Los Angeles (USA), que sediava o evento pela segunda vez.

LA 1984, mesmo enfrentando o  boicote de determinados países do bloco soviético, entrou para a história como os Jogos que salvaram o Movimento Olímpico da falência.

A razão central do sucesso dos primeiros Jogos realizados sem ajuda do poder público foi o presidente do Comitê Organizador de Los Angeles 1984, Peter Ueberroth.

O Movimento Olímpico vivia um momento extremamente difícil, marcado por boicotes e pelo fracasso financeiro dos Jogos Olímpicos, que culminaram na enorme dívida deixada para Montreal (quitada apenas em 2006) e na desistência de Teerã (IRI) em razão dos distúrbios políticos, restando apenas Los Angeles como cidade candidata.

Então, Ueberroth decidiu que não iria aceitar dinheiro do poder público e doações para financiar os Jogos e sim viabilizar o evento com patrocínios privados.


Em relação aos patrocínios, quando fechou com a Coca Cola, a empresa percebeu que a ideia era ter menos patrocínios para ter mais exclusividade em certas categorias.

No total, Ueberroth limitou o numero de patrocinadores em 31, entre eles gigantes como a própria Coca Cola, General Motors, IBM, Fuji, Levi Strauss, Xerox entre outros. Esse numero contrasta com os 628 patrocinadores de Montreal 1976, sendo 42 deles oficiais.

Enquanto os 31 patrocinadores de Los Angeles entraram com 4,8 milhões de dólares cada um, somando quase 149 milhões de dólares, os de Montreal levaram apenas 15 milhões de dólares aos cofres.

Mas o que realmente impressionou o COI (Comitê Olímpico Internacional) foi a negociação que resultou na venda dos direitos de transmissão nos Estados Unidos dos Jogos para a emissora norte-americana ABC pelo valor de 225 milhões de dólares.

Foi um grande aumento no valor em relação aos Jogos de Moscou, quatro anos antes, quando a NBC havia pagou 85 milhões de dólares para a sua transmissão no país.


Em entrevista ao site Inside the Games, Ueberroth disse que Juan Antonio Samaranch, presidente do COI na época, quando viu o plano dele, disse que se funcionasse, o plano seria adotado pelo Comitê Olímpico Internacional dali em diante.

De fato, os Jogos foram um sucesso comercial, gerando um lucro de 255 milhões de dólares, o maior desde os Jogos de 1932.

Como resultado da mudança, em Janeiro de 1984, os direitos de transmissão dos Jogos de Inverno de Calgary, em 1988, para os EUA foram vendidos por 306 milhões de dólares, batendo o recorde de Los Angeles.

O sucesso comercial de 1984 foi adotado pelo COI, que criou o programa de patrocínio mundial TOP, que reúne atualmente dez multinacionais: Coca Cola, Atos, Dow Chemical, General Electric, Omega, McDonalds, Panasonic, Proctor & Gamble, Samsung e VISA. Estima-se que no ciclo 2013-2016, o COI arrecade 1 bilhão de dólares.

Com essa mudança de mentalidade, de menor dependência do poder público e uma maior visão empresarial, o Movimento Olímpico escapou de ter desaparecido e consegue arrecadar cada vez mais com patrocínios.

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