Últimas Notícias

Surto de olho no craque: Wayne Rooney - Vem ao mundial desacreditado mas olho nele


A Inglaterra vem para sua 14ª Copa do Mundo, para dessa vez levantar a taça pela segunda vez em sua história, mas a missão não será nada fácil, pois está em um dos grupos da morte ao lado de Itália, Uruguai e Costa Rica. E nem os ingleses estão muito confiantes, já que o país é sempre favorito e sempre acaba decepcionando.

Assim como na Copa de 2010, o destaque dessa seleção novamente é Wayne Rooney. Rooney é versátil, joga de armador, centroavante e segundo atacante executando muito bem essas três funções. É um jogador que se destaca pela sua velocidade, seus chutes precisos de fora da área, além de ser muito técnico.

 A situação de Rooney não é das melhores da sua carreira. O seu clube, o Manchester United foi muito mal na Premier League e ficou de fora das competições europeias depois de muitos anos. Apesar de ser o artilheiro da seleção nas eliminatórias, Rooney vem sendo alvo de críticas por parte da imprensa, por não estar rendendo muito em campo e sobre os boatos que ele está fora de forma, por isso, chega a Copa do Mundo desacreditado.

Rooney começou sua carreira no futebol em 1996, quando ingressou as categorias de base do Everton, mas só estreou como profissional na temporada 2002/2003 em 17 de agosto em um empate em casa por 2x2 contra o Tottenham.

Naquele momento ele se tornou o segundo jogador mais jovem a atuar equipe do Everton somente atrás de Joe Royle. Seus primeiros gols pelo time vieram em 2 de outubro de 2002 quando ele marcou dois gols em uma vitória fora de casa por 3x0 sobre o Wrexham pela Copa da Liga Inglesa.

No dia 19 de outubro, cinco dias antes de seu aniversário de 17 anos, Rooney marcou um gol no último minuto na vitória contra o Arsenal, sendo que este gol ajudou a terminar uma série invicta de 30 jogos do Arsenal. Além disso foi o mais jovem artilheiro da história da Premier League, um recorde que já foi superado duas vezes por ambos os James Milner e James Vaughan.

Em janeiro de 2003, Rooney assinou seu primeiro contrato profissional que fez dele um dos mais jogadores jovens mais bem pagos do mundo. Seu primeiro gol em 2003 veio em 23 de março, a compensação de um único gol do Everton, em uma derrota por 2x1 para o Arsenal.

 Em agosto de 2004, Rooney é contratado pelo Manchester United por 25 milhões de libras (37 milhões de euros). Foi o maior valor já pago para um jogador com idade inferior a 20 anos, já que Rooney tinha 18 anos.

Logo em sua estreia pelo United, em 28 de setembro de 2004, fez um hat-trick na goleada por 6x2 sobre o Fenerbahçe, pela Champions League.

No seu primeiro jogo na casa do United, o Old Trafford, também fez uma excelente exibição, comprovando que tinha deixado para trás as lesões no metatarso que havia sofrido. Foi um começo avassalador pelos Red Devils, o que seria um bom sinal para o futuro.

No final da temporada 2004/2005 tinha atingido a marca de 43 jogos e 17 gols. Porém nem tudo saiu como planejado, já que nesta temporada o United perderia a final da FA Cup nos pênaltis contra o Arsenal. Entretando, Rooney foi eleito o "Melhor Jogador Jovem do Ano" na Premier League.

A sua segunda temporada em Old Trafford, em 2005/2006, veio confirmar a esperança que o Manchester United depositou em Rooney, justificando ser um dos jovens mais talentosos do mundo. Rooney ganhou seu primeiro título com o clube em 2006 ao ser o melhor jogador e marcar dois gols na final contra o Wigan na Taça da Liga Inglesa.

Nessa temporada Rooney jogou 48 jogos e marcou 19 gols. Foi tão brilhante que conquistou os troféus de "Jogador do Ano" do clube, em eleição feita pelos torcedores do United e novamente levou o premio de "Melhor Jogador Jovem do Ano" da Premier League.

 Na temporada de 2006/2007, Rooney se desenvolveu mais e quebrou um longo jejum de dez jogos sem gols com um extraordinário hat-trick contra o Bolton, e afastou dúvidas sobre a sua capacidade de marcar gols na  Champions League após marcar gols nos jogos de ida e volta contra a Roma, pelas quartas-de-final da Champions League.

Na sequência, marcou mais dois contra o Milan, pela semi-final. Entretanto, o United acabou eliminado graças a Kaká, que vivia grande fase pelo clube italiano. Fechou a temporada com um total de 23 gols em 55 jogos, incluindo 14 pela Premier League, vencida pelo United nesta temporada, e quatro pela Champions League.

Na temporada 2007/2008, Rooney fraturou o metatarso esquerdo no empate sem gols contra o Reading, mesma lesão que havia sofrido em seu pé direito três anos antes. Após seis semanas afastado, retornou em 2 de outubro de 2007, na vitória por 1x0 sobre a Roma, em jogo válido pela Champions League, marcando o único gol do jogo.

No entanto, apenas um mês após seu retorno, machucou o tornozelo durante um treino, e ficou afastado por mais duas semanas. Quando voltou fez um trio ofensivo com Cristiano Ronaldo e Tevez e conquistou a tríplice coroa na temporada:  a Premier League, a Champions League e o Mundial de Clubes. Na temporada, Rooney marcou um total de 18 gols em 43 jogos, sendo 12 deles pela Premier League.

Em 4 de outubro de 2008, durante a temporada 2008/2009, Rooney se tornou o jogador mais jovem na história a completar 200 partidas pela Premier League. Em um jogo contra o Wigan Athletic, Rooney se machucou mais uma vez e ficou fora por três semanas.

Nesta temporada, o United foi novamente finalista na Champions League, mas acabou derrotado pelo FC Barcelona por 2-0 na partida final. Rooney finalizou a temporada como o segundo artilheiro da equipe, marcando um total de 20 gols em 49 jogos, seis a menos que Cristiano Ronaldo.

 Em 2009/2010, Rooney virou o protagonista do Manchester United após a venda de Cristiano Ronaldo pelo Real Madrid. Pela Premier League, foram 26 gols em 32 jogos, ficando a apenas três gols de Didier Drogba na disputa pela artilharia.

Pela UEFA Champions League, foram 5 gols em 7 jogos. Ao fim da temporada, um ano após a saída de Ronaldo, Rooney também foi relacionado a uma transferência para a Espanha, muito devido à situação financeira do Manchester United, que teria dívidas equivalentes a 2 bilhões de reais.

Porém, o atacante da seleção inglesa deixou claro de que não vai repetir o feito do português: ''Sempre há especulações e quando outros grandes times estão falando sobre você, é legal. Mas, como já disse muitas vezes, sou um jogador do United e estou muito feliz em Old Trafford.''

Na temporada 2010/2011, Rooney marcou um gol antológico de bicicleta no clássico contra o Manchester City, na vitória por 2x1. Ao contrário da temporada anterior, nesta Rooney não manteve as excelentes atuações, tendo um desempenho muito inferior.

Apesar disto, Sir Alex Ferguson apostou em seu talento e ele continuou como titular absoluto no time, que conquistou novamente a Premier League. Rooney vinha sendo decisivo também nos jogos do time pela Champions League, marcando gols importantes contra o Chelsea nas quartas-de-finais e contra o Schalke 04 pelas semi-finais, num complicado jogo fora de casa.

E assim o Manchester United retornava a uma final da Liga do Campeões, novamente contra o Barcelona, que havia levado o título dois anos antes. foi realizada no Estádio de Wembley, em que o Barcelona venceu por 3x1, com o gol do United sendo marcado por Rooney, mas Messi e companhia estavam inspirados e deram o título aos espanhóis.

Na temporada 2011/2012, Rooney marcou um hat-trick contra o Arsenal na goleada por 8x2. No jogo seguinte, outro hat-trick, dessa vez contra o Bolton, e esse hat-trick o tornou apenas o quarto jogador da história da Premier League a marcar dois hat-trcks consecutivos. Terminou a temporada jogando bem, com o título da Supercopa da Inglaterra e com o vice-campeonato inglês, marcando 35 gols em 44 jogos.

Em 2012/2013, Rooney quase ficou no banco após o clube assinar com Van Persie e Kagawa, mas seu futebol o manteve na equipe titular, mesmo com as diversas lesões sofridas na temporada

Naquele que talvez fosse o jogo mais importante do primeiro turno da Premier League, Rooney foi considerado o melhor em campo ao marcar dois gols na emocionante vitória por 3x2 sobre o Manchester City, principal concorrente ao título, no chamado Dérbi de Manchester.

Passado o jogo, Rooney foi fundamental para a equipe, dando assistências para Van Persie marcar gols e no final da temporada o Manchester ganha sua 20º premier league, a quinta de Rooney pela equipe.

Na última temporada, a de 2013/2014, Rooney fez uma de suas piores temporadas no United e não conseguiu ajudar o clube a se classificar para a Champions League e nem para a Europa League. Além disso, foi muito criticado por possivelmente estar fora de forma e pelas péssimas partidas feitas na temporada jogando 40 vezes e marcando apenas 19 gols.

 Pela seleção Inglesa, Rooney foi convocado pela primeira vez em fevereiro de 2003, contra a Austrália, se tornando o jogador mais jovem a atuar pela seleção. Em 6 de setembro do mesmo ano, tornou-se também o mais jovem a marcar um gol pela Seleção Inglesa, numa partida contra a Macedônia pelas eliminatórias da Euro 2004.

Dois anos mais tarde, foi convocado pelo técnico Sven-Göran Eriksson para a Copa do Mundo de 2006, onde a Seleção da Inglaterra caiu frente a Portugal, nas quartas-de-final.

Durante este jogo, recebeu um cartão vermelho que causou muita polêmica, pelo fato de ter protagonizado uma violenta entrada sobre seu então companheiro de equipe Cristiano Ronaldo. Especulava-se que, devido ao lance, os dois haviam tido uma discussão após o retorno para o clube, mas ambos desmentiram todas as especulações.

Quatro anos depois, na Copa do Mundo de 2010, Rooney chegou à África do Sul em grande fase, após boa temporada pelo Manchester United. Entretanto, acabou caindo de rendimento junto ao English Team que, com um futebol pouco convincente, se classificou com muitas dificuldades no Grupo C e acabou sendo precocemente eliminado nas oitavas-de-final, após uma derrota por 4-1 frente a Alemanha. Rooney não marcou nenhum gol nesta Copa.

Na Eurocopa de 2012, a Inglaterra chegou até as quartas-de-final, justamente por causa de Rooney, que marcou o gol da classificação no último jogo contra a Ucrânia, mas acabou sendo eliminada pela Itália nos pênaltis.

Pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, a Inglaterra se classificou de maneira invicta, com 6 vitórias e 4 empates e Rooney marcou 7 gols, sendo o artilheiro do país nas eliminatórias. Porém, a seleção chega desacreditada pelos últimos resultados na Copa do Mundo e pela Eurocopa, e não estão acreditando no potencial de Rooney para ajudar os ingleses, mas olho nele que pode ser decisivo. A Inglaterra e Rooney estreiam no mundial, dia 14 de junho, contra a Itália, na Arena Amazônia.

 Os números de Wayne Rooney pelos Clubes:

Everton:

Jogos - 77
Gols  - 17

Manchester United:

Jogos - 442
Gols  - 216
Títulos: Premier League (2006/2007, 2007/2008, 2008/2009, 2010/2011, 2012/2013), Carling Cup (2005/2006, 2009/2010), Supercopa da Inglaterra (2007, 2010, 2011), UEFA Champions League (2007/2008), Mundial de Clubes (2008)

Os números de Wayne Rooney pela seleção inglesa:

Jogos - 89
Gols  - 38

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar