Últimas Notícias

Surto de olho no craque: Luís Suárez - O protagonista e guerreiro uruguaio

O Uruguai vem para sua 12ª Copa do Mundo, com a missão de ser tricampeões do mundo novamente e os uruguaios vêem em Luís Suárez essa chance.

Suárez é atacante e muito brigador em campo. Seu estilo de jogo é pelo meio. Ele é veloz, tem um bom chute,consegue ser um ótimo driblador, capaz de dribles rápidos. Além disso, é um exímio cobrador de falta.

  A temporada de Suárez foi boa, sendo o artilheiro da Premier League marcando 31 gols e jogando um futebol de primeira. Recentemente Suárez operou o joelho, mas deve vir para o mundial, e ainda assim, formará dupla de ataque com Cavani.

Suárez começou sua carreira no Nacional em 2005 como a grande revelação do futebol uruguaio. Suas ótimas exibições despertaram o interesse de diversos clubes. Em 2006, com 19 anos, acabou se transferindo para o Groningen, da Holanda, por cerca de 800 mil euros, uma quantia muito baixa para os padrões atuais do futebol. No Groningen, permaneceu por apenas uma temporada, marcando 15 gols em 37 jogos, sendo 10 deles pela Eredivisie. Após apenas um ano no clube, rapidamente chamou a atenção dos grandes clubes do país, não só pelos gols, mas também pela sua técnica apurada.

 Um ano após sua chegada ao Groningen e após uma ótima temporada pelo clube, foi vendido para o Ajax por 7,5 milhões de euros em 2007.

Suárez fez sua estreia oficial pela equipe nas fase eliminatória da Champions League, em partida contra o Slavia Praga. Logo em sua estreia pela Eredivisie, marcou um gol, fez três assistências e ganhou uma penalidade, ajudando o Ajax a vencer o recém-promovido De Graafschap por 8x1. Na sua estreia em casa, na Amsterdam Arena, ele marcou mais dois contra Heerenveen, dando sequência ao excelente início de sua passagem pelo clube. Em seguida, foi o autor de um hat-trick no jogo contra o Willem II, para atingir a marca de 14 gols em 27 partidas. Terminou sua primeira temporada pelo Ajax com 22 gols em 44 partidas.

Suárez causou um impacto imediato no clube de Amsterdã ao atuar como segundo atacante, auxiliando os centroavantes do clube — inicialmente, Klaas-Jan Huntelaar, seguido por Marko Pantelić e Mounir El Hamdaoui. Com a chegada do treinador Martin Jol e a saída de Thomas Vermaelen para o Arsenal, em 2009, Suárez tornou-se o capitão do Ajax.

 O fim da temporada 2009/2010, Suárez foi nomeado Futebolista Holandês do Ano, prêmio entregue ao melhor jogador atuando no país, e terminou a temporada como artilheiro da Eredivisie, com 35 gols em 33 partidas (49 gols em todas as competições). Ainda nesse ano, ele se tornou membro de um seleto grupo de jogadores que já marcaram mais de 100 gols pelo Ajax, juntando-se à nomes como Johann Cruyff, Marco van Basten, Dennis Bergkamp e Klaas-Jan Huntelaar. Após o destaque na Copa do Mundo de 2010, Suárez chamou ainda mais a atenção dos grandes clubes europeus, e permaneceu no Ajax até a metade da temporada 2010/2011.

 Suárez se transferiu para o Liverpool, da Inglaterra em janeiro de 2011, pois como o Liverpool havia vendido Fernando Torres para o Chelsea, o Liverpool gastou para ter Suárez 22,8 milhões de libras (26,5 milhões de euros ou 60,8 milhões de reais) e hoje o investimento valeu a pena.

m sua primeira partida pelos Reds, marcou um dos gols na vitória por 2x0 sobre o Stoke City. Rapidamente tornou-se um dos principais jogadores da equipe, marcando muitos gols e principalmente com assistências, e finalizou a sua primeira temporada no futebol inglês com quatro gols em treze jogos, além de cinco assistências. Como chegou na janela de transferências do inverno europeu, Suárez atuou pelo Liverpool apenas durante o segundo turno da temporada 2010/2011.

Após uma temporada 2011/2012 bastante frustrante para o Liverpool na Premier League, onde o clube conseguiu apenas uma 8ª colocação, Suárez foi o grande destaque na campanha do título da Copa da Liga Inglesa. Finalizou a temporada com um total de 17 gols em 39 jogos.

E iniciou uma de suas melhores temporadas até hoje pelo Liverpool, a de 2012/2013, marcando gols contra Manchester City, Sunderland, Everton, Newcastle e Chelsea, além de um hat-trick contra o Norwich City e mais dois contra o Wigan Athletic, assumindo a artilharia da Premier League na 12ª rodada.

Essa temporada de 2013/2014 foi a melhor de Luís Suárez pelo Liverpool já que ele quebrou muitos recordes e foi artilheiro do campeonato inglês. Além disso, levou o Liverpool ao segundo lugar do campeonato e ainda, conseguiu fazer o Liverpool voltar a Champions League após quatro anos.

Mas durante sua passagem pela terra dos Beatles, Suárez também se envolveu em polêmicas. No jogo contra o Manchester United em 2011, Luiz Suárez se envolveu em uma polêmica com Patrice Evra, lateral do Manchester United. Segundo o lateral, Suárez o ofendeu com palavras racistas. Evra posteriormente denunciou o atacante à Federação Inglesa de Futebol. Suárez então foi punido com a suspensão por oito jogos e mais 40 mil libras (115 mil reais) de multa. Em sua defesa, o atacante afirmou que chamou o lateral de "preto", mas não de forma preconceituosa. Em nota oficial, Suárez pediu desculpas a Evra. 

Em abril de 2013, Suárez voltou a se envolver em uma polêmica: no empate por 2x2 entre o Liverpool e o Chelsea, o atacante, enquanto tentava se desvincilhar da marcação do zagueiro Ivanović, mordeu o rival. Mas esta não foi a primeira vez que o uruguaio participou de um lance envolvendo "dentadas": ainda quando atuava pelo holandês Ajax, ele agrediu de maneira similar Bakkal, em jogo diante do PSV Eindhoven. Na temporada 2013/2014, Luisito vai fazendo uma ótima temporada sendo o artilheiro, líder de assistências e levando o Liverpool a briga pelo titulo inglês que não vem desde 1990/1991. Suarez faz um dos melhores ataques do mundo conhecido como ''S3'': Sturridge, Suarez, Sterling.

 Na seleção, Suárez estreou pela seleção uruguaia em 2007, durante as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Foi titular durante a maioria dos jogos, geralmente ao lado de Diego Forlán. Vivendo excelente fase no Ajax, foi selecionado pelo técnico Oscar Tabárez para integrar o elenco da Seleção Uruguaia que disputou a Copa do Mundo de 2010.

Foi titular durante toda a Copa do Mundo, marcando o gol da vitória sobre o México, que garantiu a primeira colocação da celeste no Grupo A. Marcou ainda os dois gols da vitória por 2x1 sobre a Coreia do Sul, nas oitavas-de-final. No jogo seguinte, chamou a atenção por um lance bizarro: Uruguai e Gana empatavam em 1x1 pelas quartas-de-final, quando no último minuto de jogo, com o goleiro uruguaio já batido no lance, Suárez pulou e "defendeu" com as mãos uma bola cabeceada pela equipe de Gana e assim, foi expulso.

Porém, os ganeses perderam o pênalti, e os uruguaios venceram na disputa de penalidades após o fim da prorrogação. Conclusão: Suárez foi expulso, mas terminou como o herói que fez um sacrifício que valeu apena,já que um gol no último minuto eliminaria o Uruguai. A Celeste terminou com a quarta colocação, perdendo para a Alemanha na disputa do terceiro lugar.

 Um ano após a Copa do Mundo, foi uma das principais peças na campanha do título uruguaio da Copa América de 2011, novamente formando dupla de ataque com Forlán. Luisito foi o vice-artilheiro do torneio com quatro gols, atrás apenas do peruano Paolo Guerrero.

Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, Suárez foi o artilheiro com 11 gols, mas o Uruguai só foi o 5º e teve que disputar a repescagem contra a Jordânia para garantir a vaga na Copa do Mundo. E ele foi importante na repescagem ao dar assistências para gols e classificar o país ao mundial.

Suárez vem para a Copa do Mundo para ser o protagonista e o simbolo de guerra uruguaio e o Uruguai depende muito dele. A história de Suárez e do Uruguai começa a ser escrita no dia 14 de junho, contra a Costa Rica, na Arena Castelão.


Os números de Luís Suárez pelos clubes:

Nacional:

Jogos - 27
Gols  - 10
Títulos: Primera División (2005/2006)

Groningen:

Jogos - 29
Gols  - 10

Ajax:

Jogos - 110
Gols  -  81
Títulos: Eredivisie (2010/2011), Copa da Holanda (2009/2010), Johan Cruff Shield (2007)

Liverpool:

Jogos - 110
Gols  -  69
Títulos: Copa da Liga inglesa (2011/2012)

Os números de Luís Suárez pela seleção uruguaia:

Jogos - 77
Gols  - 38
Títulos: Copa América (2011)

Fotos: Reuters e fotofootball.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar