Últimas Notícias

Médico do COI critica péssimos cuidados dentais dos atletas: 'Corpo de Adônis mas boca de lixo'


O dentista-chefe do COI (Comitê Olímpico Internacional), Paul Piccininni, criticou o desleixo dos atletas com os cuidados dentais.

Em entrevista a Associated Press, Piccinnini disse: "Eles tem corpo de Adônis, mas uma boca de lixo."

Entre esses atletas, está o jogador de basquete Michael Jordan (USA), que foi campeão Olímpico com os EUA em Los Angeles 1984. Segundo Piccininni: "Jordan teve um problema dental sério que quase o tirou de um jogo." O médico sabe qual é o problema, mas pela ética médica, não pô de dizer e Jordan não respondeu a mensagem da AP perguntando a confirmação do problema.

Os remadores, segundo Tony Clough, que foi o responsável pelas clinicas dentais em Londres 2012, também enfrentam muitos problemas com dentes podres, pois passam muito tempo nos barcos e tomam bebidas com ácidos que destroem os dentes.

O consultório dos Jogos de Londres tinha 30 dentistas e recebeu 1900 pacientes durante os Jogos.

Clough disse que: "Chegamos a receber pacientes às 22h30 para fazer canais ou outros procedimentos." 

Um estudo sobre 278 desses pacientes, mostrou que 55% tinham caries e 3/4 com problemas nas gengivas, a maioria gengivite e também alguns casos de periodontite.

Um exemplo de como a saúde dental pode afetar um atleta foi Alan Campbell (GBR), remador que antes de Pequim 2008 teve um abcesso em um dos dentes do siso,e a infecção se espalhou pelo ombro, pelas costas e chegou até o joelho direito, tendo precisado operar dois meses antes dos Jogos, o que arruinou os seus treinos e o fez chegar apenas em 5º lugar.

Quatro anos depois, Campbell foi bronze no Skiff Simples.

As clinicais dentais no Rio 2016 terão oito cadeiras , maquinas de raio-x, especialistas em canais e raizes e locais de operação. Também terão dentistas 24 horas por dia para eventos do Basquete, Hóquei na Grama e Rugby Sevens, em caso de algum machucado mais sério na boca.

Piccinnini falou ainda que: "A saúde oral dos atletas é pior do que a saúde oral da população em geral. Consideravelmente pior."


Fonte: AP/ESPN

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar