Últimas Notícias

Thiago Simon desponta e conta com ajuda de psicólogo rumo ao Rio 2016


Thiago Simon sobe meio sem jeito no topo do pódio dos 200m peito no Troféu Maria Lenk. O brilho no olhar e o grande sorriso no rosto deixam claro: o nadador do Corinthians ainda está se acostumando ao posto de número 1.

Foram anos a fio batendo na trave, à sombra do xará Thiago Pereira nas provas do estilo medley. Mas o garoto de Penápolis cresceu e, aos 23 anos, começa a se consolidar na elite brasileira da natação.

- É uma coisa nova. Não pode deixar isso subir à cabeça. Eu tenho um psicólogo que me ajuda. Eu tenho de manter o pé no chão, manter a tranquilidade. Estou aprendendo comigo mesmo a cada competição. Vejo que tenho potencial - disse Thiago, que é orientado pelo psicólogo Luis Orione para não se deslumbrar.

Junto com a vitória nos 200m peito, o nadador conquistou também o índice para o Pan-Pacífico, principal competição do ano em piscina longa, que será realizada na Austrália, em agosto. E essa nem é a especialidade de Thiago, que só intensificou os treinos nesse estilo para evoluir no medley.

Foi na prova dos quatro estilos que ele começou a despontar, no fim do ano passado. O xará Thiago Pereira, que por tantos anos foi um espelho, ficou para trás na final dos 200m medley do Torneio Open, assim como Henrique Rodrigues, representante brasileiro nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

Os dois se enfrentaram novamente nos Jogos Sul-Americanos, em março, e o medalhista olímpico ficou com o ouro, seguido de perto pelo xará. Nesta quarta-feira, o duelo será na prova dos 400m medley, a especialidade de Thiago Simon.

- Sei que estou bem, mas não pode se afobar muito, porque se ficar nervoso não sai. É manter a calma, assim tenho certeza de que vai sair um bom tempo - disse o confiante Thiago Simon.

A rivalidade recente, porém, fica só na piscina. Além de ídolo de Thiago Simon, o vice-campeão olímpico dos 400m medley passou a ser também um amigo.

- Conheci o Thiago um pouco em 2012, quando ele nadou pelo Corinthians. Conversamos mais no ano passado. Ele é uma pessoa muito humilde. Às vezes tem aquilo de ver um atleta medalhista olímpico e ficar meio com receio de falar com ele. Mas é todo mundo normal. Ele é muito gente boa.

Das piscinas de Penápolis rumo ao Rio

O crescimento de Thiago Simon foi fruto de muita dedicação e de uma mudança de vida. O garoto que começou a nadar aos quatro anos em Penápolis, no interior de São Paulo, foi morar em Presidente Prudente aos 15 anos para treinar. Mal havia deixado a faculdade e já estava de malas prontas para trocar de lar novamente. A nova casa é a piscina do Parque São Jorge.

- Sou formado em sistema de informação, mas só tenho me dedicado aos treinos. Chega uma fase que você tem de se dedicar muito aos treinos. Eu cheguei ao Corinthians em 2012. Tenho fisioterapeuta, preparador físico, médico e nutricionista. Eles contribuem para o nosso rendimento. Só tenho a agradecer ao Corinthians pela estrutura que tem feito. Eles conseguem melhorar a cada ano. Hoje, é um dos melhores clubes para se trabalhar.

A estrutura em casa também ajudou Thiago Simon. Depois de passar um ano sozinho em São Paulo, a namorada Carla Tiemi largou tudo para morar com o nadador e se tornar seu porto seguro.

- Ela fazia faculdade em Presidente Prudente também. Eu a conheci lá e começamos a namorar. Quando ela acabou a faculdade, ela pensou em fazer um intercâmbio de um ano, mas ela largou tudo e veio morar comigo. Ela faz muita diferença, porque já foi nadadora e, por isso, pensa como eu. Ela me compreende. Isso tem ajudada muito.

Dedicado e com uma boa estrutura, Thiago Simon quer continuar evoluindo para se classificar para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Apesar da forte concorrência com o xará Thiago Pereira, o nadador do Corinthians mantém vivo o sonho olímpico.

- A cada treino eu penso no Rio 2016. Estou em uma idade boa para este ciclo olímpico, vou chegar lá com 25 anos. Só tenho de manter o foco a cada treino para melhorar a técnica. Tenho de pensar grande.


Foto: Satiro Sodré/SS Press
Fonte: SporTV.com/Marcos Guerra

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar