Últimas Notícias

Com participação histórica do Brasil, começa amanhã o Mundial de Curling para Duplas Mistas

Com a participação histórica do Brasil, começa amanhã, em Dumfries (GBR), a 7ª edição do Campeonato Mundial de Curling para Duplas Mistas.

No total, 34 países da Europa, Ásia, Oceania, América do Norte e, pela primeira vez, Ámérica do Sul, participarão da competição.

DIFERENÇAS PARA O CURLING TRADICIONAL

O Curling para Duplas Mistas tem algumas diferenças para o Curling tradicional que nós conhecemos. Como por exemplo, cada equipe tem apenas seis pedras, e não oito pedras, e uma pedra de cada equipe já fica posicionada na linha do centro antes do jogo se iniciar.

A primeira pedra e a última pedra são jogadas pelo atleta numero um. As demais são lançadas pelo atleta numero dois, mas eles podem trocar a ordem se quiserem e cada dupla tem apenas 46 minutos para jogar, ao contrário dos 73 minutos do Curling tradicional.

Outra diferença é que são apenas oito ends, ao invés dos dez usuais.

FAVORITOS

Ao contrário do tradional, o Canadá não é a maior força nas Duplas Mistas, Tanto que conquistaram apenas uma medalha nas seis edições disputadas anteriormente: o bronze em 2009.

A atual campeã Mundial é a Hungria, que terá a dupla campeã em 2013 presente em Dumfries, com Dorottya Palancsa /Zsolt Kiss (HUN). A atual vice campeã, Suécia, será representada  dessa vez pela dupla Camilla Johansson/Per Noreen (SWE) enquanto a dupla medalhista de bronze pela República Tcheca, Zuzana Hajkova/Tomas Paul (CZE)  estará na disputa novamente.

Eis os grupos do Campeonato Mundial de Curling para Duplas Mistas

GRUPO A: AUT, BLR, DEN, ENG, HUN, ITA, RUS, KOR e WAL
GRUPO B: BRA, CAN, EST, FIN, KAZ, LAT, SCO, SLO e SWE
GRUPO C: AUS, CZE, JPN, NED, POL, ROU, SVK e SUI
GRUPO D: CHN, FRA, GER, IRL, NZL, NOR, ESP e USA

A Suíça é a maior vencedora do Mundial, com quatro títulos (2008,2009,2011 e 2012). Rússia (2010) e Hungria (2013) tem um título cada.

O Brasil fará história ao ser o primeiro país da América do Sul a participar da competição com a dupla Marcelo Mello e Aline Gonçalves.

O país, que não se inscreveu em tempo hábil, contou com a desistência da Bulgária para poder disputar o Mundial de Duplas Mistas.

Em entrevista ao Blog Brasil Zero Grau, Mello falou das possibilidades do país no Mundial: "é preciso ser realista e saber que não vai ser nada, nada fácil. Não apenas pelo fato de ser um Mundial, onde o nível é muito elevado, mas principalmente por não termos praticado nada de duplas durante está temporada e, ainda, por nem conhecer minha parceira de time. Vamos encarar não só duplas de países fortes no Curling (estrear no primeiro dia contra a Suécia e a Escócia - dois dos três países mais tradicionais no esporte - não é necessariamente uma coisa fácil!). Também porque estas duplas na sua sua maioria já participaram da competição, treinam para isto e tem técnico, o que não é o nosso caso, pois tudo foi de última hora. Isto não é desculpa, mas uma constatação, pois estou encarando isto como uma grande oportunidade. Se conseguirmos fazer alguns jogos equilibrados, já vai ser muito legal. E quem sabe, beliscar uma, quem sabe duas, três vitórias… seria o éden! Sei lá, uma coisa que aprendi é que o Curling também é muito jogado dentro da cabeça. Tem que acreditar, porque pode ser que o outro fraqueje antes de você, que se coloque em dúvida, e você tem de estar pronto para aproveitar! Se eu dissesse que não penso em sair de lá com pelo menos com uma vitória, estaria mentindo, mesmo sabendo que as condições não serão nada favoráveis."

Eis a tabela e os horários dos jogos do Brasil no Mundial:

25/04 - 04:15 SWE - BRA e 13:45 SCO - BRA
26/04 - 07:15 EST - BRA e 17h BRA - KAZ
27/04 - 07:15 BRA - FIN
28/04 - 04h LAT - BRA e 10h30 BRA - CAN
29/04 - 07:15 SLO - BRA

*Já convertidos para o Horário de Brasília

Para conferir a tabela e horários de toda a competição, cliquem aqui.

TRANSMISSÃO: 

Via Internet: http://www.youtube.com/WorldCurlingTV

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar