Últimas Notícias

Cielo alerta sobre atrasos no Rio 2016: “Vão ter que fazer algumas mágicas”


Atrasos, greve de operários, pressão do Comitê Olímpico Internacional (COI). As últimas notícias sobre os Jogos Olímpicos de 2016 não têm sido animadoras. A pouco mais de dois anos da competição, o clima é de muita preocupação. Um dos principais esportistas do país e membro da comissão de atletas para os Jogos, Cesar Cielo também não esconde a apreensão com o cenário atual. Para o nadador campeão olímpico, a correria já parece inevitável e "algumas mágicas" terão de ser feitas para que tudo fique pronto a tempo.   

- Eu, como atleta, espero que dê certo. A gente não imagina um cenário sem ter as Olimpíadas aqui no Rio. Como atleta, estou fazendo a minha parte. Estou me dedicando ao máximo. A dúvida é como vai ser feito tudo isso em tão pouco tempo. Esperamos só que seja um pouco melhor do que está sendo na Copa do Mundo. Mas, ao que tudo indica, vai ter que ser tudo na correria mesmo - opinou o nadador do Minas Tênis Clube.

O Centro Aquático será uma das instalações temporárias dos Jogos de 2016. Construído de forma modular, ele foi projetado para depois permitir a reutilização das piscinas, arquibancadas e coberturas em outros equipamentos. Mas, mesmo sendo provisório, também já é motivo de preocupação, principalmente entre os nadadores. As obras para a construção do palco da natação ainda nem começaram e os operários do Parque Olímpico estão há 13 dias de greve.  

- Não sei o que vai ser feito nesses próximos dois anos. Sei o quanto tempo demora para fazer uma piscina e, em dois anos, é difícil. Para fazer uma piscina coberta e aquecida no nível das que a gente tem visto nas Olimpíadas, como a do Cubo d’Água (de Pequim 2008) e a de Londres (2012), que também era temporária, acho que é complicado. Nessa parte de construção, acho que os engenheiros e o comitê organizador vão ter que fazer algumas mágicas – avaliou.

O legado para o esporte, principalmente a natação, também é visto com desconfiança pelo campeão olímpico. Embora ressalte que hoje atletas, técnicos e pessoas envolvidas com a modalidade ganhem mais dinheiro do que antigamente, Cielo não vê projetos de continuidade para depois de 2016.    

                              

- Acho que, a longo prazo, eles não estão pensando muito, não. É tudo tão focado para a gente fazer bons resultados em 2016, que não sei como vai ser depois de dezembro de 2016. Não sei qual vai ser a continuidade. Tudo que se conversa é até dezembro. 2017 para mim é um enigma. Não sei o que esperar. Acho que os grandes clubes vão continuar da mesma forma, mas os outros eu não sei mesmo.   

Os Jogos Olímpicos disputados em casa podem ser a terceira e última participação de Cielo. Aos 27 anos, o campeão olímpico dos 50m livre em Pequim 2008 ainda se vê competindo em alto nível em 2016, mas não sabe dizer se terá motivação para estender a carreira de atleta de ponta até Tóquio 2020.

- Essa geração é muito sortuda de ter a chance de nadar em casa. Vejo 2016 como uma grande oportunidade, mas não vejo nada muito além disso. Para mim, vejo como uma chance de conquistar mais um grande resultado, uma chance de realizar mais um sonho, que é o ouro nos 50m livre. Mas, até lá, ainda tenho uma grande caminhada, que vai fazer isso ficar cada vez mais palpável. É uma vontade que eu tenho de continuar ganhando nesses próprios anos para olhar para trás e ter orgulho da carreira que eu construí. Enquanto estiver na piscina, vou querer competir os meus 110%. Não coloco limite de data. Mas, por enquanto, nesse ritmo vou até 2016. Em 2017, vou fazer uma reflexão e ver como os próximos anos podem ser.

O comitê Rio 2016 informou que não vai comentar as declarações do nadador:
"As obras do Parque Olímpico começaram em julho de 2012. As intervenções de infraestrutura que incluem redes de drenagem, água, esgoto, incêndio e elétrica, e a terraplenagem encontram-se em fase final. Em julho de 2013 começou a construção dos três pavilhões esportivos. Em outubro, começaram as obras do Centro Internacional de Transmissão (IBC), do Centro Principal de Imprensa (MPC) e do Centro de Tênis. Em fevereiro de 2014, começou a obra do Velódromo. Este mês, começaram as obras do Centro Aquático e da Arena de Handebol". 
A EOM informou ainda que o edital da licitação para escolha da empresa que construirá a instalação foi lançado em dezembro de 2013, e o processo licitatório já foi concluído. O canteiro de obras começou a ser montado em abril de 2014, e a previsão de conclusão é para o primeiro trimestre de 2016. 


Fonte: Globoesporte.com
Fotos: Reuters / Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar