Últimas Notícias

Rio tem "grande desafio" de construir laboratório antidoping confiável antes de Olimpíadas

Autoridades brasileiras enfrentam um "grande desafio" para construir um laboratório antidoping em tempo para a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro, disse nesta terça-feira o chefe de um laboratório antidoping suíço, Martial Saugy.

O laboratório de Saugy será o responsável por testar as amostras durante a Copa do Mundo no Brasil, depois que a Agência Mundial Antidoping (Wada) descredenciou o laboratório Ladetec, único credenciado no Brasil para realizar exames para substâncias proibidas.

O cientista, no entanto, disse que a construção a partir do zero de um laboratório que seja capaz de processar milhares de testes durante os Jogos Olímpicos seria uma "tremenda tarefa", mesmo ainda faltando dois anos para a competição.

"Isso é um grande desafio. Significa que agora que o laboratório foi descredenciado e, até onde sabemos, eles estão reconstruindo um novo prédio para o laboratório da Olimpíada no Rio, e eles terão que refazer toda a equipe", disse Saugy à Reuters TV.

"Claro que a Olimpíada de Verão, com 12 mil atletas, tem muitas, muitas mais amostras do que se tem em Sochi (Olimpíada de Inverno, na Rússia) ou durante a Copa do Mundo, por exemplo", disse Saugy.

A Wada decidiu em agosto que o laboratório do Rio de Janeiro não atendia ao Padrão Internacional para Laboratórios e revogou seu credenciamento.

Amostras recolhidas durante a Copa do Mundo terão de ser enviadas de avião para a Suíça, uma vez que não há um laboratório no Brasil. Isso levantou dúvidas se resultados positivos de doping seriam descobertos a tempo de impedir que os jogadores participem da partida seguinte do torneio.

"Nesse caso, serão testes enormes, todos os jogadores de todas as equipes serão testados antes da competição", disse ele.

"Então será mesmo muito, 32 times e certamente mais de 20 amostras por time. Então em menos de um mês dará um enorme trabalho ser rápido o bastante, então vamos certamente convidar outras pessoas de outros laboratórios para o nosso laboratório para que seja rápido e para trabalharmos 24 horas por dia."

Mas o desafio de acabar um novo laboratório para a Olimpíada é ainda mais difícil.

"É uma tremenda tarefa, eu acho, para as autoridades brasileiras ter que reconstruir isso agora, algo com credibilidade, algo que funcione perfeitamente e em que se possa confiar, e estamos discutindo a questão", disse.

"O Comitê Olímpico Internacional está pensando bastante sobre isso. A Wada também está organizando debates para solucionar um problema, porque nós sabemos que para começar do zero, dois anos é muito, muito pouco."

Em novembro, o Ministério do Esporte disse esperar que o Ladetec, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), seja recredenciado e autorizado a fazer exames antidoping no segundo semestre de 2015, a tempo do Jogos Olímpicos no Rio.


Fonte: Terra/Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar