Últimas Notícias

Hugo Hoyama assume comando da seleção de tênis de mesa

Após mais de 35 anos como atleta, Hugo Hoyama - principal ícone do  tênis de mesa brasileiro - encara um novo desafio à frente do esporte. O paulista de 44 anos assumiu, no ano passado, o posto de técnico da seleção feminina de tênis de mesa. Seu objetivo: qualificar a jovem equipe brasileira e buscar um bom resultado nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Integrante da seleção brasileira desde 1985, Hugo é um dos recordistas brasileiros em participações Olímpicas - ao lado de Torben Grael e Rodrigo Pessoa - com seis campanhas. Em mais de 20 anos defendendo as cores do Brasil, conquistou 15 medalhas pan-americanas, sendo 10 de ouro.

Agora, o paulista, que seguirá participando de competições nacionais como atleta, quer passar toda sua experiência para a jovem equipe brasileira.

“Após os Jogos de Londres, eu reduzi meu ritmo de treinamento e, por isso, sabia que o rendimento não seria mais o mesmo. Assim, concluí que a melhor forma de seguir ajudando o tênis de mesa brasileiro seria na função de técnico. Estou muito animado para passar minha experiência para as meninas e ajudar a seleção brasileira a ter bastante sucesso”, comenta Hugo, que faz um balanço positivo do primeiro ano como comandante do grupo brasileiro.

“Conseguimos participar de muitas competições, o que é bom, e tivemos resultados positivos no Campeonato Latino-Americano e uma vitória importante no Mundial, da Caroline Kumahara sobre uma atleta que estava entre as dez melhores do mundo (a japonesa Kasumi Ishikawa, nona melhor do mundo). Além disso, foi um ano fundamental para eu me adaptar a esta nova função e estabelecer a relação de treinador com as atletas, que até ano passado me viam como um companheiro de treinos”, explica.

Em 2014, as principais competições serão os Jogos Sul-Americanos, o Campeonato Latino-Americano e o Campeonato Mundial. Em médio prazo, o maior desafio é uma boa participação nos Jogos Rio 2016. Mas, até lá, Hugo faz o planejamento passo a passo:

“Neste ano, queremos levar as atletas para dois ou três períodos de treinamento fora do País, o que vai ser muito importante para o crescimento delas. Em 2015, nossa meta é conquistar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Pensar em uma medalha nos Jogos Olímpicos ainda está um pouco distante para o tênis de mesa feminino do Brasil, mas temos condições de fazer um bom papel, de conseguir vitórias importantes e seguir melhorando”, aposta.

Com a experiência de seis edições dos Jogos Olímpicos, disputados em quatro continentes diferentes, Hugo aposta na energia e no calor do povo brasileiro como grande diferencial dos Jogos Rio 2016.

“Tenho certeza que tudo vai funcionar perfeitamente. Faço parte do Conselho de Esportes  do Comitê Rio 2016 e tenho acompanhado de perto toda a evolução. O brasileiro é um povo quente, que recebe bem as pessoas e gosta muito de torcer”, completa.


Foto: Divulgação/Rio 2016
Fonte: Portal Brasil

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar