Últimas Notícias

Pentacampeão da São Silvestre alcança índice no esqui e vai à Paralimpíada de Inverno em Sochi

O brasileiro Fernando Aranha, 35, pentacampeão da São Silvestre --mais tradicional corrida de rua do país-- conseguiu a classificação no esqui cross country adaptado e vai disputar os Jogos Paraolímpicos de Inverno, em Sochi, na Rússia, de 7 a 16 de março do ano que vem.

Desde segunda-feira, ele participa da Copa do Mundo, em Canmore, no Canadá, na qual alcançou a o índice técnico para Sochi-2014.

Na disputa dos 10 km, Aranha marcou 175.07 pontos, garantindo vaga na competição na Rússia. No sprint de 1 km, o brasileiro melhorou sua marca, com 160.20 pontos.

"É uma sensação de dever cumprido de uma etapa que agora está feita. Isso me dá animo e faz me sentir merecedor", diz o paratleta, que já havia recebido um convite do Comitê Paraolímpico Internacional. "Atingir o índice é muito melhor", afirmou por meio da assessoria de imprensa. 

O presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), Stefano Arnhold, disse que Aranha "entra para a história". "É o primeiro brasileiro a obter o índice paraolímpico na modalidade e o pioneirismo serve de exemplo", afirmou.

Aranha é o primeiro brasileiro a obter o índice olímpico no esqui cross country, no qual compete sentado. Ele perdeu o movimento das pernas aos quatro anos de idade devido a poliomielite.

Em treinamentos nos Estados Unidos desde meados de novembro, o esquiador paraolímpico diz que evoluiu ao ter contato com a neve para aprimorar detalhes técnicos. Ele treina em São Paulo.

"Tenho muito a evoluir e os adversários também cresceram nesse período. Imagino que estar entre os 15 primeiros seja uma meta convincente", projetou Aranha.


Nos Jogos Paraolímpicos de Sochi, o Brasil também terá André Cintra, no snowboard. 


Fonte: Folha de São Paulo
Foto: CBDN

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar