Últimas Notícias

Corte nos gastos dos Jogos atinge obras e salários do Comitê dos Jogos do Rio 2016


Após sofrer vários atrasos, a Matriz de Responsabilidade dos Jogos Olímpicos de 2016, documento de onde sairá o orçamento da competição, está em fase final de conclusão. Um dos motivos da demora é a revisão dos gastos. Instalações que ainda não começaram a ser levantadas e até salários dos futuros contratados pelo Comitê Rio 2016 estão sendo revistos.  

A informação foi dada pelo secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, na posse do general Fernando Azevedo e Silva como presidente da Autoridade Público Olímpica (APO). Entidade que tem justamente como uma das funções controlar os gastos de dinheiro público na competição.   

Quando o Rio se tornou sede dos Jogos Olímpicos estimava-se que o orçamento do Comitê Organizador fosse de US$ 700 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhão).  Se a entidade, que é privada, não tiver recursos próprios para bancar os seus custos, está previsto que União, Estado e Município rachem a conta.

- O objetivo é que não haja déficit no orçamento das Olimpíadas. Queremos reduzir gastos excessivos ou desnecessários. Estamos fazendo revisão para que não haja cobertura do poder público destes 700 milhões (de dólares) que os entes teriam que injetar no Comitê. Estamos fazendo uma revisão extremamente rigorosa de cada instalação. Salário também é um item grande do orçamento da Rio 2016.

Também presente na posse do general Azevendo, o diretor executivo de operações do Comitê Rio 2016, Leonardo Gryner, contemporizou o corte nos salários de futuras contratações. Afirmou que os atuais 580 funcionários não sofrerão perdas e explicou como a redução na área poderá ser feita:

- O que estamos fazendo nesse esforço da redução do déficit é na revisão dos salários das futuras contratações e no adiamento de contratações.   O anúncio foi feito dias depois do Comitê anunciar a abertura de 500 vagas de emprego para 2014. Até as Olimpíadas o número deve chegar a até 7.000 funcionários.


Fonte: Globoesporte.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar