Últimas Notícias

Laboratório antidoping tem um ano para obter nova licença






O Ladetec terá um prazo ainda mais apertado para conseguir de volta sua licença e ser o laboratório que fará os exames antidoping dos Jogos do Rio, em 2016. Isso porque ficou acertado em uma reunião entre brasileiros e a Wada (Agência Mundial Antidoping) que o pedido de novo credenciamento será feito apenas após a conclusão das obras do novo laboratório, ligado à Universidade Federal do Rio, previsto para abril ou maio.

O Ladetec foi descredenciado após falhar em testes surpresa feito pela Wada. Em condições normais, caso o Brasil não fosse receber uma edição dos Jogos Olímpicos, o processo para obter a nova licença se arrastaria por dois ou até três anos.

Já está totalmente descartado que o Ladetec realize os exames da Copa do Mundo. Para a Olimpíada, pode haver uma aceleração do processo. Mesmo assim, o prazo está muito apertado.

A partir do segundo semestre de 2015, já está previsto o aumento de demanda por exames por causa dos eventos-testes da Olimpíada. O credenciamento do Ladetec teria que estar pronto no fim do primeiro semestre ou início do segundo de 2015, pouco mais de um ano após o pedido de credenciamento.

A Folha apurou que até mesmo quem está envolvido no processo do novo credenciamento reconhece ser pequena a margem de meses. Por conta da senso de urgência, já foi iniciado um processo de "pente fino" no cronograma das obras.Após a sua conclusão do prédio será iniciado o processo de instalação de equipamentos, como o de refrigeração, tubulações etc.

O diretor-executivo da ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem), Marco Aurélio Klein, viaja esta semana para participar, na França, de uma convenção antidoping da Unesco, o braço cultural da ONU (Organização das Nações Unidas). Uma de suas prioridades é formalizar acordos de cooperação com um ou dois países. Inicialmente dois países apresentaram a intenção de suprir a demanda brasileira por testes: Portugal e Espanha.Advogados da ABCD, vinculado ao governo federal, alertam que para parcerias as legislações do Brasil e dos outros países terão de ser concomitantes. Para a Copa terá de ser feita parceria.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar