Últimas Notícias

Após reclamação de campeão, Confederação Brasileira de Canoagem se defende em nota



Após Isaquias Queiroz, campeão mundial de Canoagem reclamar da falta de reconhecimento por seus feitos em sua página no Facebook, a Confederação Brasileira de Canoagem postou em seu site uma nota oficial, escrita pelo presidente da CBCa, João Schwerter.

Na nota, ele diz que a região aonde Isaquias reside (Ubaitaba-BA) é uma das que mais recebem incentivos por parte da confederação, aonde estariam elaborando um projeto de alto rendimento junto ao Ministério do Esporte. Além disso, defendem-se do caso em que Isaquias teria ganhado um lanche no McDonalds após levar o ouro em prova no Mundial Júnior, em 2011.

A nota da CBCa está logo abaixo, na íntegra (grifos do próprio presidente):

“Caros,
 
Em primeiro lugar é preciso deixar claro o reconhecimento que a Confederação Brasileira de Canoagem tem com todos os atletas, fato este também questionado pelo atleta Isaquias Queiroz em perfil pessoal publicado ontem (25) em rede social. Em nenhum momento houve até hoje preconceito com qualquer das regiões brasileiras. A cidade de Ubaitaba e região é uma das áreas mais beneficiados com projetos de incentivo do esporte do Ministério do Esporte como o Bolsa-Atleta, e agora em breve, também o Bolsa-Pódio, recursos que o próprio atleta Isaquias Queiroz é candidato a receber. Há de lembrar também que a cidade de Ubaitaba-BA está elaborando, com o apoio da CBCa, projeto de implantação de núcleo de alto rendimento em convênio com o Ministério do Esporte.
 
Agora, sobre o questionamento do atleta em não receber reconhecimento financeiro pelos seus resultados obtidos recentemente na Alemanha, a CBCa esclarece que em nenhum momento acordou qualquer prêmio por medalha com o atleta Isaquias Queiroz. Desde 2007, quando a CBCa prometeu premiação em dinheiro para seus atletas e não conseguiu cumprir até hoje, a praxe da entidade é o reconhecimento dos resultados de seus atletas transformado em auxílio mensal, pela estrutura nunca vista antes na Canoagem Brasileira oferecida em nossos Centros de Treinamento, pelas possibilidades de participação nos principais eventos internacionais da Canoagem Velocidade pelo mundo afora, entre outras benefícios.
 
Vale lembrar que o atleta Isaquias Queiroz é contemplado pelo programa Bolsa-Atleta do Governo Federal desde 2010, recebeu ajuda de custo da CBCa de abril de 2011 a junho de 2013, no Centro de Treinamento recebe desde junho de 2013 o valor máximo de bolsa-auxílio oferecido a um atleta da Equipe Permanente e também é um dos candidatos a receber o auxílio do programa Bolsa-Pódio em virtude dos resultados conquistados no Campeonato Mundial, realizado há cerca de um mês, na Alemanha. Todos esses benefícios que o atleta Isaquias Queiroz recebe e ainda receberá só são possíveis através do gerenciamento executado pela CBCa e seus parceiros, em virtude dos resultados alcançados em eventos por eles realizados e homologados oficialmente.
 
Sobre o questionamento do atleta Isaquias Queiroz em relação ao pagamento realizado ao seu ex-treinador a CBCa esclarece que o desabafo apontado pelo atleta é muito diferente da realidade.

Em documentos, fiscalizados e aprovados pelo Conselho Fiscal da CBCa e também aprovados posteriormente na Assembleia Geral da CBCa formada por todas as federações estaduais de canoagem assinadas em ata, é possível verificar o Termo Aditivo firmado entre a CBCa e o técnico o demonstrativo de pagamento de salário e a informação sobre os valores pagos com recursos do Fundo de Reserva (recursos extra orçamentários, aprovados e liberados diretamente pelo Comitê Olímpico Brasileiro). Como pode ser verificado junto a CBCa o valor pago ao técnico refere-se aos resultados obtidos nos Jogos Pan-americanos e à classificação para os Jogos Olímpicos de Londres, diferentemente do que foi questionado pelo atleta Isaquias, pois o mesmo não esteve presente em nenhum dos eventos mencionados.

A CBCa espera que o atleta concentre-se nos treinos sob o comando de um dos maiores técnicos mundiais da modalidade, contratado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, desfrute dos serviços oferecidos no Centro de Treinamento como equipe técnica, multidisciplinar, equipamentos de ponta, hospedagem, alimentação, plano de saúde, transporte, bolsa-auxílio, além de outros benefícios.

Esperamos que o atleta não desista, pois tem um imenso potencial para se tornar o primeiro campeão olímpico da história da Canoagem Brasileira. Esperamos que o atleta Isaquias Queiroz, e todos aqueles que compõe a seleção brasileira,
aproveitem a estrutura e oportunidades nunca  vistas antes na Canoagem Brasileira.

A Confederação Brasileira de Canoagem reconhece que há muito ainda a ser aprimorado e trabalhado para que nossos canoístas tenham ainda mais oportunidades de crescimento. Contudo, olhando para o passado podemos ver que atualmente o esporte brasileiro passa por uma transformação como um todo para se chegar ao patamar das grandes potências olímpicas, muito em virtude do país sediar os próximos Jogos Olímpicos. A conquista de um grande patrocinador nos últimos anos, a parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro e o Ministério do Esporte também está nos ajudando em nosso intenso trabalho em transformar o esporte. Todos os resultados do atleta Isaquias Queiroz, e também outros expressivos resultados conquistados pela Canoagem Brasileira com outros canoístas, é reflexo direto deste trabalho e deste apoio que o esporte vem recebendo atualmente. Esperamos que o atleta Isaquias Queiroz conquiste todos seus sonhos por meio da canoagem, modalidade em que sua vida se transformou e ele conta com todo o apoio possível.

Atenciosamente,

João Tomasini Schwertner
3° Vice-Presidente da FIC
Presidente da CoSurCa
Presidente da CBCa”

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar